
A equipe do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-ES esteve na manhã de quarta-feira (02), no município de Domingos Martins, localizado nas Montanhas Capixabas, para dialogar sobre o projeto de pesquisa socioeconômica no município de Domingos Martins. A ideia é conhecer as peculiaridades da região e mapear as informações que envolvem o turismo, a infraestrutura, a prestação de serviço, a educação, a saúde, o lazer, a cultura, a segurança e o transporte.
O estudo será realizado pela Federação do Comércio – por meio da Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES) e da assessoria econômica-, junto com o Sesc e o Senac. “A ideia é atuar para que a região tenha progresso dentro de sua realidade, com geração de emprego, renda e desenvolvimento local, é trazer público para movimentar as atividades econômicas existentes e revitalizar o turismo mantendo a sua essência”, ressalta o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo e diretor regional do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça.
Atualmente, o Sistema Fecomércio contempla a região que tem um grande potencial turístico, as Montanhas Capixabas, com a unidade do Sesc Domingos Martins em construção, que tem previsão para funcionar a partir do primeiro semestre de 2018. “É muito importante para o município receber a hotelaria do Sesc para crescer a região serrana, oferecer emprego, movimentar o comércio e gerar renda para o município”, destaca o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger.
O Senac, por sua vez, atua nas Montanhas Capixabas e uma parte da Serra do Caparaó. Através da unidade instalada em Venda Nova do Imigrante oferece ensino profissionalizante para a mão de obra local, nas regiões com vocação turística e trabalha com a qualificação profissional em turismo, hospitalidade e lazer, focado em serviços de hospedagem e gastronomia.
A equipe do Sistema Fecomércio foi recepcionada na Prefeitura de Domingos Martins pelo prefeito Wanzete Krüger, o vice-prefeito Romeu Luiz Stein, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – Hiarley Macedo- e a secretária de Cultura e Turismo – Rejane Entringer-, junto ao procurador geral do município -Octávio Luiz Guimarães-.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-ES, José Lino Sepulcri, trata-se de uma importante atuação das entidades do sistema. “O diagnóstico foi idealizado a partir de visitas técnicas realizadas pela Câmara Empresarial de Turismo em algumas regiões do Estado, onde se percebeu da necessidade de se fazer um estudo e conhecer melhor as potencialidades econômicas, sociais e turísticas de cada região. E então debater com os envolvidos, através da CET, em busca de ações para o desenvolvimento das atividades do turismo como uma poderosa fonte de receita e de emprego, inclusive para fixação do trabalhador no interior”, finaliza Sepulcri.