Fecomércio-ES cria comitê para avaliar ações de prevenção contra o Coronavírus

Até o momento, centros comerciais e supermercados permanecem funcionando normalmenteEm virtude da pandemia de Coronavírus (COVID-19) no mundo e no Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo d o Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) convocou uma reunião de caráter emergencial com os diretores da Fecomércio-ES, do Sesc, do Senac e dos Sindicatos filiados, junto ao Sindicato dos Comerciários do Estado Espírito Santo (Sindicomerciários) para dialogar sobre as medidas imediatas de enfrentamento desta situação no comércio de bens, serviços e turismo capixaba, na segunda-feira (16), na sede da entidade.

No oportuno momento, os diretores do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça, e do Senac, Dionísio Corteletti, explanaram sobre o cenário atual das atividades preventivas desenvolvidas pelo sistema comércio em seus serviços sociais e de aprendizagem comercial. Visando a melhor forma da prevenção, o Sistema Fecomércio-ES criou um Comitê com os representantes dos comerciários e nas categorias lojistas, varejistas e atacadistas que representam os sindicatos patronais filiados à Federação do Comércio de diversos setores e com abrangência a nível estadual.

O Comitê está mobilizado para as avaliações e novas tomadas de decisões quanto às medidas a serem adotadas no decorrer dos dias. O grupo é composto por José Lino Sepulcri (Sistema Fecomércio-ES), Rodrigo Rocha (Sindicomerciários), José Carlos Bergamin (Representante dos Sindicatos Lojistas), Luiz Coelho Coutinho (Representante dos Sindicatos Varejistas e Atacadistas de Gêneros Alimentícios), Cézar Wagner Pinto (Representante do Sindicato Atacadista e Distribuidor), Marcelo Bethônico (Câmara Empresarial de Turismo) e Hélio Schneider (Acaps). E tem o acompanhamento dos diretores regionais do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça, e do Senac, Dionísio Corteletti, com apoio dos assessores técnicos e jurídicos.

Quanto ao pedido específico do Sindicomerciários, a Fecomércio e os diretores dos sindicatos patronais filiados compreendem que o fechamento aos domingos pode acarretar uma aglomeração de pessoas nos demais dias da semana. O presidente José Lino Sepulcri reforça que também acompanha todas as atividades e posicionamento de instituições. “Estamos preocupados em assegurar a integridade dos colaboradores e dos clientes com rigorosas medidas preventivas de higienização e, acreditamos que os problemas serão superados, com a necessária mobilização de todos”, ressalta.

A Fecomércio-ES reforça as recomendações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) quanto à cautela que o momento exige. A entidade, atenta aos desdobramentos e aos impactos humanos e materiais, informa que inicialmente não há previsão de fechamento de shoppings, centros comerciais e supermercados do estado.

As unidades do Sesc e do Senac também permanecem funcionando normalmente e tem trabalhado as medidas de prevenção, que também estão sendo adotadas pelos empresários, para com os colaboradores e clientes. No turismo, já é observado o cancelamento de eventos e remanejamento de excursões para os próximos meses, como no caso do setor de Turismo no Sesc.

“Todos os empresários estão sendo parceiros na divulgação e orientação nas práticas de higienização e prevenção que já são utilizadas normalmente nos ambientes para a saúde e segurança do trabalhador e estão sendo potencializadas neste momento delicado. Estamos alinhados também com o governo para executar todas as ações a favor do setor, prevendo uma oscilação na economia”, explica Sepulcri.

A recomendação aos empresários do comércio, serviços e turismo, seja em estabelecimentos, lojas ou empresas, é para que orientem os funcionários e colaboradores a utilizarem álcool em gel após contato e atendimento aos clientes. Se os empresários dos setores julgarem necessário, fica livre o ajuste da jornada de trabalho dos funcionários.

O Sistema Fecomércio-ES/Sesc/Senac conta com o apoio e a colaboração dos empresários e colaboradores do comércio, serviços e turismo para a adoção dos devidos cuidados de prevenção contra a propagação do Coronavírus.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter