Fecomércio-ES anuncia investimentos para fortalecer o turismo no Espírito Santo

As comemorações dos oito anos do Centro Cultural Sesc Glória na terça-feira (27) foram cheias de motivos para celebrar. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – Sesc e Senac – anunciou em evento para convidados investimentos para impulsionar o turismo no estado. E a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou o programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro – um conjunto de propostas elaborado em parceria com as federações estaduais do comércio e entidades do setor para impulsionar a atividade turística regional e nacional. No evento também foi comemorado o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo. O 1º vice-presidente da Fecomércio-ES, Luiz Coutinho, destacou, durante seu discurso, os investimentos que o sistema irá realizar no Espírito Santo. “Com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação de serviços na nossa rede de hospedagem e lazer, iremos investir, imediatamente, cerca de R$ 20 milhões, com a modernização das instalações, introdução de tecnologias e modernização da nossa rede hoteleira do Sesc”, destacou.Luiz Coutinho revelou ainda que o Senac receberá investimentos em diversos projetos. “Faremos um aporte de mais de R$ 10 milhões no Senac para 2023 com foco em alguns projetos. Entre eles, está a revitalização e reforma do Hotel Senac Ilha do Boi; e o aumento do número de vagas em treinamentos e capacitações, inclusive gratuitas, para toda a população”.A capacitação de profissionais de turismo é, inclusive, uma das preocupações da gestão do presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro. “Acreditamos muito no potencial turístico do Espírito Santo. O turismo é um grande gerador de emprego e renda, e é missão da Fecomércio promover o segmento e fortalecê-lo, principalmente, após o período pandêmico que enfrentamos nos últimos dois anos”, pontuou.O Senac, em parceria com a Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur), vai triplicar o número de alunos treinados, com a oferta de mais de 1.200 vagas em cursos gratuitos na área de turismo até o próximo ano. Os treinamentos serão divididos em 64 turmas, em mais de 40 municípios capixabas.Vai TurismoO programa Vai Turismo foi apresentado, em vídeo, pelo presidente do Conselho de Turismo da CNC e coordenador nacional do programa, Alexandre Sampaio. Ele explicou como o trabalho foi realizado, ao longo de mais de um ano, para reunir propostas e recomendações de políticas públicas para o setor. O programa foi entregue aos candidatos à Presidência da República. Também foram elaboradas propostas específicas para cada estado. Entre as estratégias apontadas para o Espírito Santo estão a estruturação e fortalecimento do sistema de gestão do turismo; marco legal capaz de melhorar o ambiente de negócios; inovação e uso de tecnologia a fim de promover o desenvolvimento e a competitividade do setor; e qualificação e capacitação dos atores.Também participaram do evento o diretor de Relações Institucionais do Senac nacional, Antônio Henrique Borges, que abordou a atuação da instituição na qualificação de profissionais nos setores de Turismo e Cultura no Brasil, e a gerente de Cultura do Sesc nacional, Luciana Sales, que compartilhou a bela trajetória da instituição em 76 anos de história.AniversárioO aniversário de oito anos do Centro Cultural Sesc Glória teve ainda apresentações da Orquestra Vale Música e dos cantores John Santos, Renato Casanova, Bob Reggae, Anderson Ventura, Amaro Lima e Rodrigo CX.E as celebrações continuam até o dia 9 de outubro com uma extensa agenda com shows, peças teatrais e sessões de cinema. Para conferir a programação completa, acesse o site:.Símbolo da arte e da história do Espírito Santo, o Centro Cultural Sesc Glória foi inaugurado em 27 de setembro de 2014, em um edifício que preserva as características da fachada original de 1932 – projeto do engenheiro alemão Ricardo Wright. Um dos primeiros centros culturais do Estado, possui espaços voltados às artes cênicas, visuais, cinema, literatura e música, além de uma biblioteca especializada em arte e cultura, com mais de 7 mil itens.