Fecomércio dá início as reuniões para fechar a Convenção Coletiva 2013/2014
Trabalhadores do comércio apresentaram ao Conselho da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio) uma proposta de 12% de reajuste no salário dos comerciários, que hoje é de R$ 748. Os comerciantes têm até 35 dias para apresentarem uma resposta.
O presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, adiantou que o percentual exigido pelos comerciários é elevado, mas não descartou a possibilidade de aumento salarial. “Sabemos que a inflação está bem abaixo deste percentual. Estamos discutindo essa possibilidade de aumento e chegar a um dominador comum. Essa reivindicação estará em estudo e vamos analisar com mais detalhes”, explicou.
Além do reajuste salarial, o Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado do Espírito Santo (Sindicomerciários) reivindicou planos de saúde integral e odontológico, tíquete de alimentação e fim do trabalho nos feriados.
O presidente dos trabalhadores, Jackson Andrade Silva, reconhece que será difícil os empresários aceitarem as reivindicações da categoria. Entretanto, ele afirma que há condições econômicas delas serem aceitas. “Negociação nunca é fácil porque precisa de muito debate. A economia que estamos vivendo é boa e tem a possibilidade enorme deles atenderem os trabalhadores”, frisa.
O conselho é formado por representantes de 21 sindicatos patronais, abrangendo todos os segmentos comerciais do estado. “Recebemos as reivindicações da classe trabalhadora, que é composta de 38 itens de exigências. Sabemos que a cada ano ela exigi os seus direitos, que é o direito democrático. Temos até o dia 31 de outubro para chegar a um denominador comum para que essa convenção seja aprovada e entrar em vigor no primeiro mês seguinte”, explicou o presidente da Fecomércio.
Fonte: TIAGO FÉLIX | RÁDIO CBN VITÓRIA
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.