Faturamento da Black Friday surpreende comércio capixaba
Houve um aumento de até 20% em vendas em algumas cidadesA Black Friday tem se consolidado cada vez mais no cenário brasileiro. Com isso os comerciantes se prepararam com antecedência, negociando com a indústria para conseguir descontos atrativos para o consumidor. Dessa vez, as promoções da data favoreceram a alta nas compras no comércio capixaba. Estimava-se um crescimento entre 10 a 15% em relação ao ano passado, dependendo do segmento.Mas a data surpreendeu. Considerando todas as vendas, incluindo as comuns, nos dois últimos finais de semana de novembro, o faturamento chegou a R$ 627,7 milhões, de acordo com os números da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), representando um crescimento de até 20% no faturamento em algumas cidades.De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o empresário do comércio capixaba está mais confiante para esse final de ano e iniciativas como essa são importantes para promover as vendas, tendo em vista liberação de recursos das contas do PIS/Pasep, do FGTS e o 13º salário que se torna um estímulo para o consumo. “Gradativamente, o mercado de trabalho formal tem apresentado avanços no Estado, assim como a intenção de consumo das famílias, o que cria um ambiente de boas expectativas e vendas reais, como foi o caso da Black Friday”, explica.As categorias mais impactadas foram as de eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia celular e informática. Mas, de forma geral, todos os segmentos acabaram sendo influenciados pelo ambiente de descontos. Apesar da proximidade com o Natal, a promoção não representa grande ameaça para as vendas de dezembro já que, majoritariamente, é usada para compras de uso próprio e produtos mais específicos.Crédito/Foto:Suamy Beydoun/Agif