Famílias capixabas mantêm cautela na hora de consumir, diz Fecomércio-ES

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou 116,2 pontos em fevereiro. O índice encontra-se em nível favorável para o consumo.

As famílias capixabas estão mais cautelosas quando o assunto é consumo. É o que revela a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES (Fecomércio/ES), que apresentou 116,2 ponto, uma leve retração, sem comparada a janeiro, em que o índice registrou 120,8 pontos.O início de ano é mercada pela menor disposição ao consumo das famílias, em função do nível de endividamento das famílias, que acaba por impossibilitar um incremento mais expressivo. Apesar disso, o índice se encontra em um nível favorável de consumo, acima dos 100 pontos, considerando que o indicador varia entre 0 e 200.Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, esse resultado mostra que as famílias da Grande Vitória estão procurando conter os gastos e diminuir o endividamento neste mês, já que em dezembro e janeiro o consumo foi maior. “O consumidor está cauteloso, em busca de maiores economias em fevereiro. Os gastos de final de ano e as liquidações que aconteceram em janeiro contribuíram para maiores dívidas, que precisam ser compensadas agora”, afirma.Mercado de TrabalhoA satisfação com o emprego atual marcou agora 125,1 pontos, frente a 129,0 pontos em janeiro. Entretanto, no grupo das famílias com mais de 10 salários mínimos, que em janeiro somaram 127,2 pontos, neste mês avançou para 137,3 pontos. O saldo positivo da criação de postos de trabalho e do baixo nível de desemprego alimenta o índice no patamar favorável.ConsumoA avaliação quanto ao nível de consumo atual encontra-se abaixo da linha dos 100 pontos. Em janeiro o índice que marcou 108,9 voltou a cair e neste mês chegou a 96,5 pontos. Já o componente “Momento para duráveis” apresentou uma leve melhora, passando de 89,8 pontos em janeiro para 96,7 pontos agora em fevereiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter