Famílias capixabas estão mais dispostas ao consumo

Tendência é o consumo aumentar com a proximidade do final do ano, constata Fecomércio-ESCom a aproximação do final do ano, as famílias capixabas estão cada vez mais dispostas ao consumo. Em outubro, o índice da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu pelo segundo mês consecutivo, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Este mês, o indicador apontou 129,8 pontos ante 123,6 pontos em setembro, um aumento de 11,2%.Em relação ao emprego atual o resultado foi ainda mais positivo, marcando 136,8 pontos em outubro, enquanto em setembro, revelou 123 pontos. “O indicador deve apresentar números positivos com a chegada do final do ano, época culturalmente de maiores gastos. Ao longo desse segundo semestre, as famílias foram retomando o potencial de compra, favorecendo o cenário do comércio”, explica José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES.Outro item abordado pela pesquisa é o acesso ao crédito e empréstimo, que esse mês sofreu um leve recuo, passando de 148,1 pontos em setembro para 137,5 pontos neste mês. De acordo com a ICF, 59,8% afirmaram que está mais fácil conseguir empréstimo ou crédito para comprar a prazo, enquanto 22,3% disseram estar mais difícil.ConsumoQuanto à renda atual as perspectivas também são boas. O indicador aumentou 18,3% em relação ao mês anterior, marcando 144,7 pontos, o que mostra que as famílias estão satisfeitas com a renda. Já o nível de consumo atual, apesar do aumento de 10%, ainda não alcançou os 100 pontos que mostra o otimismo do consumidor, mas revela a volta do otimismo das famílias capixabas. O índice fechou em outubro com 93 pontos.A perspectiva de consumo voltou a subir, chegando a 128,4 pontos, cerca de 8,1% a mais do que o visto em setembro. Além disso, os entrevistados analisaram que esse é um bom momento para duráveis, chegando a 129,9 pontos frente a 124,6 pontos em setembro, o que pode ter sido intensificado em função das comemorações de final de ano.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter