Famílias capixabas estão mais confiantes em relação ao consumo

As famílias estão mais dispostas a consumir que antes, mas ainda se encontram no nível de insatisfação

A intenção do consumo das famílias em Vitória-ES apresentou a terceira alta consecutiva mensal, crescendo em abril na comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo mês do ano passado também obteve alta. Cabe ressaltar, no entanto, que o indicador permanece no nível de insatisfação (abaixo de 100 pontos) e que a mudança da trajetória de queda significa que as famílias estão mais dispostas a consumir que antes, mas ainda não estão satisfeitas com o patamar de consumo que se encontram.

Apesar de as famílias com ganhos de até 10 salários mínimos continuarem com o mais baixo valor do índice, em abril foi registrado um recuo no indicador das famílias que possuem ganhos acima de 10 s.m.

Na avaliação da Fecomércio-ES, a situação do mercado de trabalho continua sendo o ponto crucial nesse contexto. Apesar de 2019 ter começado com empresários mais otimistas, a demora na melhoria do ambiente de negócios tem os deixados cautelosos e isso influencia no aumento de contratações, que poderia ser mais expressivo. As expectativas para os próximos meses continuam favoráveis, porém é esperado que essas questões estejam definidas. Assim, o mercado de trabalho formal, que já deu sinais de recuperação, também aguarda um cenário mais favorável para ser alavancado.

Resultados Abril 2019

Intenção de Consumo. Em abril, a intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou alta de 1,8% frente a março e marcou 47,6 pontos. Em relação ao ano passado, a variação foi de 4,8%. O índice varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.

Resultados por componentes. Exceto o Emprego Atual, com queda de 0,4%, os outros seis componentes do ICF apresentaram alta na comparação de abril com março. Destaque para Perspectivas Profissionais subindo 10,1%, obtendo 19,8 pontos. Já em comparação com o ano passado, cinco dos sete componentes apresentaram avanços, sendo o Compras a Prazo o que sobressaiu, com alta de 17,7%, obtendo 60,3 pontos.

Emprego. O componente Emprego Atual continuou como o mais bem avaliado entre os componentes do ICF (90,6 pontos), mas obteve queda de 0,4% abril frente a março e queda de 10,8% em relação a 2018. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais é o componente que possui o mais baixo valor em pontos (19,8 pontos) e mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses. O indicador cresceu 10,1% frente a março, mas caiu 7,4% contra o ano passado.

Consumo. O Nível de Consumo Atual, na qual as famílias analisam se estão comprando mais ou menos quando comparado ao ano anterior, obteve alta de 3,7% em abril frente a março e em relação a abril de 2018 cresceu 16,4%. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 2,9% na comparação mensal e de 12,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.

Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 0,3% contra o mês anterior e cresceu 16,8% em relação ao mesmo mês em 2018. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado cresceu 1,8% frente a março e 17,1% em relação a 2018. A Compra de duráveis teve alta de 4,0% frente ao mês anterior e alta de 3,7% em relação ao ano passado.

Intenção de Consumo por Renda Familiar

Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m. mostrou que as avaliações das famílias de até 10 s.m. permanecem no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos), o que tem puxado o índice geral para baixo.

Brasil

A ICF apurada para o Brasil obteve queda de 1,9% em abril de 2019 na comparação com março, marcando 96,2 pontos. Na comparação abril de 2018 avançou 10,7%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Fonte: Assessoria Econômica da Fecomércio-ES

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