Espírito Santo tem saldo de 1.488 vagas em janeiro

O comércio foi o setor de atividade que apresentou recuo no mercado de trabalho capixaba, mas o resultado já era esperado pela Fecomércio-ES

O número de trabalhadores com carteira assinada cresceu no Espírito Santo em janeiro de 2012. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (23), no primeiro mês do ano foram gerados 1.488 empregos celetistas, equivalentes a um acréscimo de 0,20% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram a Serviços, com +1.045 postos, e Construção Civil, que registrou +1.029 pontos, superando a queda do Comércio que teve retração de – 1.384 postos de trabalho.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri o resultado está “dentro da normalidade”. “A tendência é sempre de saldo negativo neste mês para o setor de comércio. Em janeiro, ocorrem as dispensas das pessoas contratadas no fim do ano, quando tem maior demanda. Pode ser um número negativo, mas não é uma situação negativa para o setor. O resultado não surpreende”, justifica.

Segundo Sepulcri, o comércio deve começar a gerar mais vagas do que demissões em abril, mês tradicional da retomada da economia no Espírito Santo. Maio traz datas importantes, como o Dia das Mães e a ante véspera do Dia dos Namorados. “A tendência é que os dados do Caged em 2012 fiquem apenas pouco aquém dos de 2011, com destaque positivo para comércio e serviços, especialmente a partir do segundo semestre do ano”, enfatiza o presidente da Fecomércio-ES

Municípios

Entre os 18 maiores municípios do Espírito Santo (com mais de 30 mil habitantes), a lista das cidades que apresentaram o maior saldo líquido de contratação foi encabeçada por Serra (+1.135), seguida por Linhares (+249) e Barra de São Francisco (+55)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter