ES gerou 19 mil postos de empregos formais de janeiro a maio

O resultado é o melhor em 12 meses

Muito se fala sobre o desemprego no Brasil, mas o ano de 2019 vem contribuindo lentamente para a recuperação do mercado de trabalho formal. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com a análise da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, o mês de maio apresentou saldo positivo entre admissões de demissões e foi responsável pela criação de 9.384 empregos com carteira assinada no Espírito Santo. Com esse resultado, o acumulado no ano de 2019 no Estado é positivo em 19.185 empregos formais.

Pelo segundo mês consecutivo, o mercado de trabalho formal capixaba gerou empregos formais. Apenas o mês de março apresentou saldo negativo, sendo janeiro, fevereiro, abril e maio positivos. Nesse último mês, o saldo entre admissões e demissões acrescentou 9.384 postos de trabalho, um número bastante significativo e que ficou acima do resultado medido para maio do ano passado (+5.001).

O resultado geral do mês foi impulsionado, principalmente, pelos setores da Agropecuária e Indústria que, geraram, respectivamente, +7.726 e +1.276 empregos formais. No mês de maio, exceto o Comércio, os demais setores da economia capixaba obtiveram saldos positivos.

Após obter um saldo líquido positivo no mês de abril, o mês de maio apresentou recuo, com o fechamento de 438 empregos formais no Comércio. O setor é o único no Estado que acumula saldo negativo no ano. Já o setor de serviços criou 286 empregos formais em maio e acumulou um saldo positivo de 6.152 no ano.

José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES, avalia que o mercado de trabalho formal se recupera lentamente em todo o país. “Os números já estão bem melhores que os do ano passado, mas a perspectiva é de que à medida que a agenda política e econômica se desenrole, a atividade econômica volte a movimentar com mais ritmo e alavanque as contratações”, explica.

Brasil

O Brasil criou mais de 32 mil empregos em maio de 2019, sendo um resultado mais fraco para o mês de maio desde 2016. Agropecuária e Construção Civil foram os setores que mais contribuíram com o resultado. Com isso, o país acumulou de janeiro a maio de 2019 a geração de mais de 350 mil empregos formais.

Nota Técnica

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter