Endividamento e inadimplência de famílias capixabas recuam pela terceira vez consecutiva

Perspectivas de melhoria na economia trazem mais confiança

O endividamento e a inadimplência dos capixabas apresentaram recuo em março, pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) capixaba. As famílias que possuem dívidas são 66%, totalizando cerca de 85 mil, comparado ao mês anterior. Já as que declararam ter pelo menos uma conta ou dívida em atraso de pagamento, somam 43,9% e representam cerca de 57 mil famílias da capital. Os dados são de análise da Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Considerando apenas entre os endividados, 66,5% afirmou estar inadimplente, e o percentual das famílias cuja expectativa é que não tenham condições de pagar as dívidas em atraso no próximo mês ficou em 12,7%.

As famílias de renda mais baixa são as que possuem os maiores níveis dos indicadores, de endividamento está em 69,9% e o de inadimplência em 52,4%. Essas foram as mais impactadas pela perda da capacidade de pagamento causado pela perda dos empregos de parte dos integrantes da família e encontram mais dificuldades para equilibrar o orçamento mensal.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, as perspectivas de melhoria na economia do país tem trazido um ambiente de mais confiança. No entanto, os empresários ainda se mostram cautelosos com investimentos, o que deve melhorar à medida que a agenda do governo avance. “Certamente o retorno consistente dos investimentos resultarão na geração de empregos, considerado fator essencial na recomposição da renda familiar e capacidade de pagamento”, conta.

Nas modalidades de dívidas, o cartão de crédito recuou mais uma vez, mas permaneceu como o principal tipo de dívida para 76,1% famílias. O cheque especial também caiu sua representatividade e de forma mais representativa passando a 18,2% entre as dívidas das famílias.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para a elaboração das análises de seus estados. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter