Empresários do comércio estão mais otimistas em junho

As atuais condições da economia e do comércio impulsionaram o crescimento de 1,4% no Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Os empresários capixabas da Grande Vitória estão mais confiantes em junho. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 1,4%, registrando 119,1 pontos ante 117,5 pontos em maio, segundo pesquisa, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A confiança do empresário foi motivada por dois dos três subíndices avaliados pela pesquisa. O Índice Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) subiu 6,2%, impulsionado pelas atuais condições da economia e do comércio. Outro índice que contribuiu para esse aumento foi o de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que teve acréscimo de 0,9%, puxado pelo crescimento do nível de investimento das empresas.

“É comum os empresários se sentirem mais confortáveis e confiantes para novos investimentos a partir do segundo semestre, já que é nesse período que a economia costuma estar mais aquecida”, explica José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES.

Embora tenha havido a alta, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apresentou retração de -0,9%. Esse resultado mostra que apesar de os empresários estarem confiantes, estão com uma reduzida expectativa para a economia do país, em função da atual crise econômica que afeta o mundo.

Porte

A avaliação de porte das empresas apresentou crescimento em junho. Para as empresas com até 50 empregados o ICEC cresceu 1,4%. O mesmo aconteceu com as empresas com mais de 50 empregados, que subiu 0,6%. Isso é reflexo do crescimento de investimentos em produtos e serviços por parte das empresas.

Atividade

Outro fator estudado na pesquisa é a avaliação do grupo de atividades das empresas. Este mês, o grupo de duráveis cresceu 6,3%. O mesmo ocorreu com os produtos semi-duráveis, que apresentaram acréscimo de 2,9%. Já os não-duráveis retraíram -4,8%, isso porque as empresas estão dando mais prioridade aos outros grupos de atividades.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter