Empresários capixabas estão mais confiantes com ambiente econômico do país
Expectativa tem sétima alta consecutiva, mas empresários permanecem cuidadosos na realização de investimentos
Os empresários do comércio de Vitória estão mais confiantes com a situação atual do ambiente econômico do país. O mês de março permaneceu na trajetória de crescimento, 136,1 pontos, iniciada em agosto de 2018 e marcou mais uma alta no Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória, e o indicador de março avançou 1,1% em relação a fevereiro. Os dados têm a análise da Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
O subíndice que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa (ICAEC) apresentou a maior marca dos últimos sete anos em março de 2019, com 122,1 pontos, e puxou a alta do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória no mês.
O levantamento apontou que todos os três subíndices que compõem o ICEC apresentaram crescimento na comparação com o mesmo mês do ano passado. O item que avalia as expectativas possui o maior valor em pontos, mostrando um alto otimismo para os próximos meses. Apenas o subíndice que avalia as condições de investimentos continuou avançando frente a 2018, mas apresentou recuo em relação a fevereiro.
De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, “os empresários do comércio de Vitória continuam bastante otimistas para 2019. E que mesmo com a confiança, esses proprietários de estabelecimentos comerciais ainda aguardam um posicionamento mais efetivo sobre as reformas e ambiente econômico do país para prosseguir, especialmente, no tocante aos investimentos”, explicou.
Brasil
O ICEC apurado para o Brasil marcou 127,1 pontos no mês de março de 2019 o que representou uma alta de 2,1% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 10,9%.
Nota Técnica
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.