Dia dos Pais supera as expectativas, mostra Indicador Serasa
SÃO PAULO – A oferta de crédito e a queda da temperatura na última semana impulsionaram as vendas no varejo nacional para o Dia dos Pais. O Indicador de Atividade do Comércio, elaborado pela empresa de análise econômica Serasa Experian, registrou alta de 6,9% na semana de 2 a 8 de agosto, ante o período equivalente do ano passado (3 a 9 de agosto). O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado, que aguardava um crescimento superior aos 2,2% observados em 2009. As vendas do comércio apenas no fim de semana do Dia dos Pais (6 a 9 de agosto) tiveram crescimento ainda mais expressivo, de 7,7% em relação ao ano passado, a maior alta desde 2005 (11,9%).
Os economistas da Serasa Experian atribuem o resultado histórico à maior oferta de crédito no primeiro semestre e ao clima frio. “O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou bastante as vendas de vestuário”, apontou Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da empresa, para quem a queda do nível de desemprego e o avanço da renda aumentaram também a atividade comercial no período. De acordo com ele, as compras de última hora impulsionaram o resultado do indicador. Almeida pondera, contudo, que em 2009 a economia enfrentava ainda alguns desdobramentos da crise financeira mundial, “o que formou uma base fraca de comparação com 2010.”
O indicador da empresa tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da entidade. A Serasa realiza por dia uma média de 4 milhões de consultas e tem 400 mil clientes diretos.