Dia dos Namorados tem expectativa de venda com alta de 3,5% em relação a 2016

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Espírito Santo (Fecomércio-ES) espera uma alta em torno de 3,5% das vendas voltadas para o próximo Dia dos Namorados em todo o Estado em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2016, as vendas do Dia dos Namorados foram muito ruins para o comércio e o resultado para 2017 também reflete o efeito de uma base de comparação muito baixa no ano passado. Considerada a terceira data comemorativa mais importante do calendário varejista, a expectativa é que o dia dos namorados irá apresentar um resultado melhor que em 2015, na qual as vendas registraram queda de 10,7% em comparação com o ano anterior.

O orçamento para os presentes está mais restrito por conta do alto endividamento das famílias e o valor médio desembolsado deverá ficar em torno de R$ 120,00. Os presentes deverão se concentrar mais nos segmentos de vestuário, chocolates, cosméticos e perfumaria.

Na análise da Fecomércio-ES, o consumidor está cauteloso para o consumo, o que dificulta a retomada efetiva das compras. Mas as datas comemorativas possuem um apelo emocional, que se traduz num efeito positivo pontual sobre as vendas.

Fatores como as quedas da inflação e dos juros juntamente com a antecipação da quarta fase de liberação de recursos de contas inativas do FGTS, poderão ter impacto positivo no consumo. As promoções de descontos e sorteios serão ferramentas utilizadas pelos comerciantes para atrair o consumidor.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter