DESTAQUE FECOMÉRCIO-ES: Endividamento, Inadimplência e Intenção do Consumidor na Grande Vitória
PEIC – Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
MAIO 2010
O número de consumidores endividados na Região Metropolitana de Vitória cresce em maio, porém a parcela da renda mensal comprometida com dívidas é a menor
O percentual de famílias endividadas em maio teve alta em relação ao mês de abril, ficando no mesmo nível dos índices verificados para março. Sendo assim, em maio, 59% das famílias estão endividadas, 26% estão com contas ou dívidas em atraso e, entre os endividados que possuem contas ou dívidas em atraso, 14% não terão condições de pagar.
São considerados endividados aqueles que afirmam ter parte de sua renda mensal familiar comprometida com dívidas do tipo: cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e seguros. A pesquisa mostrou que, em maio, entre esses indivíduos, 14% se consideram muito endividados. Entretanto, os que estão pouco endividados ou não possuem dívidas desse tipo somam 68,3%. O principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito (69,1%), seguido de carnês (28,2%).
As dívidas ou contas em atraso perduram, em média, por 64 dias, prazo este que em abril era de 54 dias. Considerando o total da renda mensal familiar, em média, 28% está comprometida com dívidas mensais. Em abril esse percentual foi de 30,3% e em fevereiro, 33,7%.
Os índices vinham apresentando queda nos últimos 2 meses, mas o endividamento não manteve a tendência, o que gera inadimplência. Ter dívidas não é necessariamente ruim, mas o hábito do consumidor de tomar empréstimos e fazer financiamentos muitas vezes não vem acompanhado de um planejamento do orçamento familiar, o que influencia a taxa de inadimplência. As facilidades de pagamentos e acesso ao crédito faz com que os consumidores não observem os juros decorrentes da compra, mas sim, se a parcela cabe no orçamento mensal atual.
Sobre a PEIC
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) auxilia os empresários que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, permitindo o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.
ICF – Pesquisa de Intenção do Consumo das Famílias
MAIO 2010
Intenção do Consumo das Famílias da Região Metropolitana de Vitória tem permanece estável em maio
No mês de maio o ICF da Região Metropolitana de Vitória ficou praticamente estável em relação a abril. Com exceção do nível consumo atual, todos os componentes do ICF permanecem acima do nível de indiferença (índice 100), sugerindo certo otimismo entre os consumidores.
Apenas três dos sete itens pesquisados no índice tiveram retração no mês, com destaque para “Momento para duráveis”, que teve a maior queda em relação a abril. De fato, o retorno do IPI para produtos da linha branca em fevereiro afetou o bolso e o sentimento do consumidor de que não é o melhor momento para a compra desses bens. Além da linha branca, terminou no final de março o imposto reduzido para automóveis, o que também influenciou o índice.
Em relação ao emprego atual, o índice apresentou pequena retração, entretanto a análise sobre a renda atual (133,7 pontos), bem como as perspectivas profissionais (131,7 pontos) obtiveram crescimento e são consideradas elevadas.
Em relação ao consumo, o índice relativamente mais baixo da satisfação atual frente às perspectivas de curto prazo (90,3 contra 119,4, respectivamente), sugere a continuidade do processo de crescimento de gastos para os próximos meses, embora em menores proporções. Em relação a março, a relação era: consumo atual 101,2 contra 142,8 da perspectiva de consumo.
Apenas um componente do índice se situa abaixo da linha de indiferença. Apesar do resultado estável em maio, as perspectivas são positivas para os próximos meses e serão ancorados, principalmente pela evolução do mercado de trabalho e pela concessão de crédito ao consumidor que, apesar da tendência de alta nos juros, continua bem acessível ao consumidor.
Sobre o ICF
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador inédito com capacidade de medir a avaliação dos consumidores sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, como as avaliações do consumidor em relação ao futuro são verificadas em um horizonte de 3 a 6 meses, o ICF é um indicador antecedente do consumo, do ponto de vista dos consumidores, o que o torna uma ferramenta poderosa para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.