Crédito fácil deixa jovens endividados
Muitos jovens estão entrando no mercado de trabalho cada vez mais cedo. Com dinheiro no bolso e crédito facilitado a vontade de gastar acaba deixando muitos deles endividados. Segundo últimos dados divulgados pela Futura, cerca de 70% dos jovens da faixa de 16 a 19 anos afirmam que mais da metade do salário é gasto com pagamentos de contas/dívidas. Na faixa entre 20 e 29 anos, o percentual aumenta para 82%. Para 59,2% dos jovens de 16 a 19 anos o salário costuma sobrar depois de pagar todos os seus compromissos. Enquanto para a faixa de 20 a 29 anos, o percentual cai para 38,7%.
A questão fundamental nesse caso é questionar as razões que levam esses jovens a se meterem em armadilhas financeiras dessas proporções. Segundo, José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES, a resposta é simples: falta de educação financeira.
“Normalmente, da escola do ensino fundamental até a graduação, não existem disciplinas que abordam a educação financeira pessoal. O mesmo acontece no âmbito familiar, é preciso orientação, na negociação e definição de prioridades, no controle de despesas, na imposição de limites e nos bons exemplos”, explica.