Consumo das famílias capixabas cresce 0,9% em abril

Após queda nos primeiros meses do ano, as famílias retomaram o consumo

As famílias capixabas retomaram o consumo em abril. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,9%, registrando 117,2 pontos ante a 116,3 pontos em março. Na comparação anual, o índice também se manteve em alta, crescendo 6 pontos.

As famílias estão mais seguras com o emprego atual, chegando a 139,1 pontos em março ante a 135,5 pontos em março. O otimismo com a renda atual também aumentou, registrando crescimento de 2,66%, com 139,1 pontos, assim como com o nível de consumo, que cresceu 1,45%, totalizando 90,8 pontos.

Além disso, os capixabas acreditam que o momento está propício para o consumo de produtos duráveis. Em março, o subíndice elevou 8,17%, registrando 113,8 pontos em comparação com 105,2 pontos no mês anterior.

Para o presidente da Fecomércio-ES José Lino Sepulcri, a expectativa é de que o consumo aumente nos meses seguintes. “Os números revelam uma tendência de crescimento do consumo para os próximos meses, em que as famílias retomam às compras”, disse.

Indicadores

Em março, alguns indicadores recuaram em abril, impulsionado pelo baixo desempenho da economia. A perspectiva profissional e o otimismo em relação a compra a prazo registraram leve queda de, respectivamente, 4,1% e 0,08%. Além disso, as famílias estão menos otimistas com as perspectivas de consumo, que apresentou recuo de 1,85 neste mês.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter