Consumidores mantêm intenção de consumo em alta

Com indicador em crescimento desde janeiro de 2019, espera resultados ainda melhoresA intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou mais uma alta, ficando 4,2% maior em relação ao mês anterior, atingindo 66,8 pontos em outubro, contabilizando dez meses consecutivos de crescimento. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 34,4%. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital, analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).O índice das famílias com ganhos abaixo de 10 salários mínimos contribuíram para estes resultados, já o índice calculado para as famílias com renda maior tem apresentado pequenos recuos durante o ano e em novembro retraiu 0,3% em relação a outubro, marcando 100 pontos. Na avaliação da Fecomércio-ES, o resultado geral mostra que os consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar.O presidente da entidade, José Lino Sepulcri, avaliou o crescimento do índice e o novo comportamento dos consumidores. “Essa maior intenção está ligada a fatores como inflação mais baixa, relativa segurança no emprego e um pouco mais de confiança no andamento da economia, o que tem influenciado a melhora da percepção das famílias em relação a sua renda.”, explicou sobre os resultados da pesquisa.Embora o indicador abaixo de 100 pontos ainda mostre que as famílias estão insatisfeitas com o patamar atual de consumo, o índice tem apresentado trajetória de recuperação ao longo de 2019. Neste aumento, estão presentes os setores de emprego, o consumo e o de renda e crédito.O Emprego Atual é o mais bem avaliado entre os componentes do ICF, e o único na zona de otimismo do índice (acima de 100 pontos) e ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, já o Nível de Consumo Atual, obteve alta de 8,2% em novembro frente a outubro e em relação a novembro de 2018 cresceu 58,2%. E por último, o indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 3,4% contra o mês anterior e 16,9% em relação ao mesmo mês em 2018. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 3,6% frente a outubro e 38,0% em relação a novembro de 2018. A Compra de Duráveis teve alta de 8,7% frente ao mês anterior e 54,1% em relação a 2018.BrasilA ICF apurada para o Brasil obteve alta de 1,3% em novembro com relação a outubro, sendo a quarta alta consecutiva e marcando 95,2 pontos. Na comparação novembro de 2018 avançou 8,7%.Nota TécnicaOs dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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