Confiança do Empresário do Comércio de Vitória cresce novamente em novembro

Em novembro, o Índice de
Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória cresceu 4,5% em relação
a outubro, marcando 116,8 pontos. O desempenho em novembro de 2017 quando comparado
ao mesmo mês do ano passado avançou 14,8%. O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos)
pontos na qual 100 corresponde à zona de indiferença, abaixo diz respeito à
situação de pessimismo enquanto acima de 100 à situação de otimismo.

Em relação ao mês anterior, os três
subíndices calculados obtiveram crescimentos. O que mais avançou foi o que
avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa (ICAEC), com
crescimento de 11,8% em relação ao mês anterior, mas permanecendo abaixo de 100
pontos com 89,8 pontos. O que avalia as condições de investimentos (IIEC) apresentou
crescimento de 3,2% e avançou no nível de otimismo atingindo 105,4 pontos. Já a
avaliação das expectativas dos empresários do comércio para os próximos meses cresceu
1,6% e é o subíndice com o maior valor, 155,2 pontos.

Na
comparação anual, ou seja, com o mesmo mês do ano passado, todos os subíndices apresentaram
variações positivas, com destaque para o das condições atuais que cresceu 42,7%.
A avaliação das expectativas avançou 0,6% e o dos investimentos cresceu 19,7%.

Brasil

O ICEC
apurado para o Brasil atingiu 109,3 pontos no mês de novembro, apresentando alta
de 1,9% em comparação com o mês anterior e permanecendo na zona otimista. Na
comparação anual, a confiança do empresário do comércio brasileiro cresceu 10,6%.

Comentários

O Índice de Confiança do Empresário do
Comércio (ICEC) de Vitória avançou mais uma vez no nível de otimismo pautado, principalmente,
pela melhoria na avaliação das condições atuais da economia, do setor e da
empresa quando comparado ao mesmo período do ano passado. O subíndice com maior
otimismo continua sendo o das expectativas, o que tem aumentado a disposição dos
comerciantes para os investimentos. À medida que as expectativas forem superadas,
a confiança dos empresários tende a aumentar a disposição de investir e
contratar.

De
forma geral os indicadores da atividade econômica estão melhores que os do ano
passado e a proximidade das festividades de final de ano animam os comerciantes.
Para o Natal, é esperado que o apelo emocional da data tenha efeito positivo nas
vendas. De fato, as pessoas não deixarão de presentear nessa data, mesmo tendo
que optar por presentes de valores mais acessíveis.

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