Confiança do empresário da Grande Vitória caiu em julho, segundo Fecomércio-ES

Apesar da queda no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) em julho de 7,4%, as expectativas futuras dos empresários continuam positivas.O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu em julho, 113,0 pontos, uma queda de 7,4% em relação a junho, segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, não considera a situação alarmante, já que o Espírito Santo não é um caso isolado no recuo deste índice, que aponta uma queda de 7,9% em nível nacional.“Apesar desse cenário, percebemos que o empresário está disposto a aumentar seu quadro de funcionários, investir mais na sua empresa. Isso já demonstra que o setor inicia os preparativos para recuperar o desempenho do primeiro semestre e apostar nas vendas do final do ano”, analisa Sepulcri.Prova disso é que o índice que mede o investimento do empresário do comércio ficou em 111,4 pontos, indicando otimismo. O subíndice que mede a expectativa de contratação e a situação dos estoques apresentaram números favoráveis, 0,8% e 2,1% respectivamente.O resultado negativo foi incentivado pela Condição Atual da Economia Brasileira, que na percepção dos empresários piorou muito (-17,2%), que ao marcar 78,3 pontos fica abaixo dos 100 pontos, indicando pessimismo. Também ficou em baixa o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio, com recuo de -7,2%, atingindo 149,4 pontos.Expectativa é positivaApesar desse cenário, grande parte dos empresários do comércio defende que a expectativa no setor para os próximos meses é positiva (80%). Apenas 19,9% diz que a perspectiva piorou.Quanto à expectativa da empresa, 88% disseram ser melhor. Outros 11% afirmaram ter piorado. Os investimentos, também, se mostram em cenário positivo, 60,2% disseram ter sido melhor, já 39,8% disseram que pioraram.