Confiança do comércio capixaba aumenta em março

Indicador, apurado pela Fecomércio ES, avançou 1,4%, passando de 120,8 pontos para 122,5 pontos.

O empresariado do comércio capixaba retoma a confiança em março. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), registrou aumento de 1,4% e atingiu 122,5 pontos em março.

O indicador que impulsionou o resultado foi o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que avançou 5,1% nesse mês. A confiança positiva do empresariado tem como destaque as empresas com mais de 50 empregados, que avançou 16,9% neste item.

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o resultado é reflexo do crescimento da economia previsto para os próximos meses. “O desenvolvimento econômico do país vem ganhando força, mesmo que ainda em ritmo moderado. A análise quanto às condições atuais do comércio estão positivas e motivaram a melhora na confiança do empresário capixaba,” revela.

No que se refere ao Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), o otimismo também é expressivo. O índice passou de 87,5 pontos em fevereiro para 96,2 pontos em março. Os comerciantes também estão satisfeitos com o estoque atual, que avançou 6,6%, chegando a 93,5 pontos. Já o índice de investimento recuou 1,9%, chegando a 106,6 pontos em março.

Uma queda de 1,1% foi verificada no Condições Atuais das Empresas Comerciais (CAEC), mantendo o índice na área de pessimismo, com 96,6 pontos. Todos os quesitos que compõem este subíndice registraram avaliações menos otimistas, com o resultado sendo determinado, principalmente, pela queda de 12,7% na percepção dos comerciantes acerca das condições atuais da economia.

Empresas mais confiantes

A confiança do empresário do comércio se manteve em alta principalmente com as empresas com mais de 50 empregados, que atingiu o índice de 145,4 pontos. Por sua vez, as empresas com até 50 empregados atingiu 122 pontos. O que revela o otimismo dos empresários para os próximos meses. No grupo de atividade ficou em destaque os não duráveis, que atingiu 124,8 pontos. Em seguida, os produtos duráveis com 123,3 pontos e os semi-duráveis com 121,9 pontos.

Clique aqui para ter acesso aos gráfico.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter