Confiança do comércio apresenta segunda alta consecutiva, avalia Fecomércio-ES

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da FGV encerrou o trimestre com alta de 0,7% em outubro.

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) avançou pelo segundo mês consecutivo. A média do trimestre terminado em outubro ficou 0,7% inferior ao do mesmo período em 2011, na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já o indicador entre setembro e outubro, avançou de 128,0 para 130,6 pontos, mostrando que o setor ingressa no quarto trimestre deste ano em ritmo favorável. Ainda de acordo com a análise, os cinco principais segmentos pesquisados apresentaram melhora. Neste mesmo trimestre, 20,9% das empresas avaliam forte o nível atual de demanda.

“A expectativa de ascensão no setor por parte dos comerciantes está relacionado à resposta aos estímulos do governo para a recuperação da atividade econômica, visto que o consumidor após a aplicação de novas medidas fiscais, da redução dos juros, além do mercado de trabalho favorável, deve aumentar o seu potencial de compra,” afirma José Lino Sepulcri, presidente Fecomércio-ES.

Segmentos

A pesquisa mostrou avanço em 13 dos 17 segmentos pesquisados. No Varejo Restrito, segmento que mais avançara nos meses anteriores, houve melhora em cinco de nove segmentos; no Varejo Ampliado – que inclui Veículos, motos e peças e Material para Construção – em nove de 13 segmentos. Já o Atacado registrou melhora nos quatro segmentos pesquisados, mantendo a tendência de seguir com algum atraso os avanços do varejo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter