Comércio registrou mais um crescimento em fevereiro

Estado capixaba foi destaque na variação do comércio restrito anual

Os indicadores da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) apontaram que o comércio capixaba cresceu mais uma vez na comparação com o mês de janeiro, apresentando, em fevereiro, uma variação bastante positiva no comércio restrito (5,0%). Já no comércio ampliado, o desempenho retraiu 0,9%. Comparados ao ano passado, os números foram positivos nas duas modalidades de do comércio e também mais significativos, com alta de 12,6% no comércio restrito e de 10,5% no ampliado. A análise dos Os dados são da Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O desempenho das vendas em fevereiro foi influenciado por dois fatores. O resultado pelo Carnaval ter sido em março, o que proporcionou mais dias úteis ao longo do mês desse ano. Além disso, o fato do recesso ter sido no início de março, muitos consumidores realizaram suas compras para a data em fevereiro.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que os resultados do comércio já estão melhores que nos anos anteriores, mas é necessário mais falta um impulso. E para isso, as propostas do governo para a economia do país têm que caminhar de forma mais consistente para produzir efeitos mais positivos na atividade econômica e, assim, alavancar as vendas do comércio. “O desemprego continua sendo o principal desafio nesse contexto e os empresários já se mostraram dispostos a retomar investimentos, mas estão aguardando a agenda do governo se desenrolar”, afirma o presidente.

Em relação ao ano passado, apenas um dos dez segmentos pesquisados obteve variação negativa em fevereiro de 2019, com destaque para livros, jornais, revistas e papelaria, segmento que está em queda desde julho do ano passado. Já o destaque positivo foi para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, segmento que caiu muito nos anos de crise e com condições de crédito um pouco mais favoráveis voltou a crescer.

Brasil

No Brasil, o comércio restrito apresentou estabilidade em fevereiro frente a janeiro deste ano e 3,9% em relação a fevereiro de 2018. Já o comércio ampliado caiu 0,8% em relação ao mês anterior e cresceu 7,7% em relação ao mesmo mês de 2018.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com dois (2) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter