.png)
Presentes. Toda data comemorativa tem apelo emocional e por isso, mesmo com orçamento mais apertado e optando por produtos de valores menores, as pessoas não deverão deixar de presentear. O valor desembolsado deverá ficar entre R$ 100 a R$ 130. Os segmentos que registram maior movimento no período são vestuário, chocolates e flores, cosméticos e perfumaria.
Perspectivas. Na análise da Fecomércio-ES, as datas comemorativas tem efeito impulsionador nas vendas do comércio e em 2018 os dados sinalizam que a confiança do empresário do comércio está melhor quando comparada a anos anteriores. O mercado de trabalho formal capixaba tem reagido de forma gradativa, o que gera um ambiente de boas expectativas para os próximos meses, já que o desafio para a retomada do consumo continua sendo a recuperação dos empregos.
Entretanto, os comerciantes estão preocupados com os desdobramentos da atual greve dos caminhoneiros. Às vésperas do Dia dos Namorados, a paralisação deverá prejudicar a preparação dos estoques das lojas, embaraçando o recebimento de mercadorias e encomendas. Além disso, se perdurar por muito mais tempo, deverá prejudicar diretamente as vendas esperadas para a data.
Contratações. Em relação às contratações temporárias, o empresário deverá trabalhar com o quadro existente e as contratações devem ser pontuais.
Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES