Comércio do Estado é o 4º em vendas no País
Setor varejista capixaba teve aumento de 25% em abril, se comparado ao mesmo mês de 2009. Campeão foi Tocantins.
O Espírito Santo é o quarto estado com o maior volume de vendas do comércio varejista ampliado. Na comparação de abril de 2010 com abril de 2009, o aumento foi de 25%.
O Estado fica atrás apenas de Tocantis (35,7%), Maranhão (31,1%) e Rondônia (29,1%). Nesse período, o desempenho capixaba foi favorecido pela elevação nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (+45,6%) e de materiais de construção (+28,4%).
Os dados são da pesquisa mensal do comércio varejista do Espírito Santo, de abril de 2010, realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com base na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O comércio varejista considera roupas, informática, remédios, móveis, tecidos, entre outros itens. O comércio ampliado inclui veículos e materiais de construção.
Já na comparação com março, segundo dados do IBGE, as vendas do comércio varejista do Espírito Santo registraram recuo de 5,3%.
Segundo a coordenadora de conjuntura do IJSN, Ana Cláudia Aquino, a pesquisa mostra que, apesar da queda em relação ao mês de março, o comércio varejista está melhorando se verificado a longo prazo, o que significa que está se recuperando da crise.