Comerciantes animados com a aproximação do final do ano

Para a Fecomércio-ES, a evolução atual e a expectativa positiva consolidam a real melhora da economia, já esperada para os últimos meses de 2012

A confiança do empresário do comércio melhorou na passagem de agosto para setembro e o ritmo favorável da economia começa a se concretizar. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), analisou o Índice de Confiança do Comércio, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revelou retração de 3,1% no trimestre encerrado em setembro, ante 4% em agosto.

A melhora no cenário aparece com a proximidade do Natal e do Ano Novo, quando a previsão dos lojistas é de crescimento nas vendas. Além disso, houve avanço na percepção em relação à demanda corrente. O comércio varejista também mostrou evolução mais favorável em relação ao observado no atacado.

“Estamos notando os reflexos positivos das medidas de estímulo e da baixa taxa de desemprego. A evolução atual e a expectativa positiva consolidam a real melhora da economia, já esperada para os últimos meses de 2012”, afirma José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES.

As expectativas para os próximos meses também melhoraram ligeiramente, segundo a pesquisa. Na comparação com o ano passado, o Indicador Trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -4% para -3,7% no período.

“Como no primeiro semestre de 2012 o comércio sofreu queda nas vendas, nesses últimos meses estamos passando por um período de manutenção no setor. Mas, as expectativas para os próximos meses são positivas, além do mais a boa disposição do governo com novas medidas a fim de retomar o crescimento econômico trará de volta o potencial do consumidor,” declara José Antônio Pupim, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica.