Com cautela, famílias retomam o consumo, constata Fecomércio-ES

Em julho, o consumo das famílias capixabas registrou alta de 1 ponto,

em relação ao mês anterior

Com cautela e atentos ao cenário econômico, as famílias capixabas retomaram o consumo, após dois meses consecutivos de queda, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Em julho, a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 1 ponto, registrando 105,2 pontos ante 104,2 pontos em junho.EmpregoAs famílias estão mais confiantes com o cenário profissional. Na avaliação do emprego atual o subíndice cresceu passando de 127,7 pontos para 129,2 pontos em julho. O mesmo aconteceu com a perspectiva profissional, que registrou alta, passando de 89,2 pontos para 92,9 pontos neste mês. O otimismo atingiu também a renda atual que aumentou 0,6 pontos (110,8 pontos).Embora o desemprego permaneça baixo, conforme mostra a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, a conjuntura atual, somada a indicadores como o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), da FGV, que capta a percepção do entrevistado a respeito da situação presente do mercado de trabalho e que registrou a terceira alta seguida em junho, é indício do enfraquecimento da geração de vagas. No entanto, os maiores ajustes que poderão afetar essa situação só deverão ocorrer ao longo de 2015.O acesso ao crédito também contribuiu para um cenário de consumo mais favorável, que neste mês subiu 1,4 pontos, passando de 107,8 pontos em julho para 109,2 pontos. Embora o acesso ao crédito tenha expandido, o consumo atual retraiu 2,7 pontos em julho (89,1 pontos). Mas, as perspectivas de consumo são positivas, e o subíndice aumentou de 103,8 pontos para 104,6 pontos.ConsumoAinda que de forma tímida o consumo reacende, mas as perspectivas para o crescimento maior para o consumo seguem desaquecidas. “A desaceleração recente da inflação de alimentos e os efeitos temporários produzidos pela Copa do Mundo podem ter auxiliado na manutenção geral das perspectivas. Apesar do resultado positivo de julho, a percepção das famílias não muda tão rapidamente”, destaca o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.Para os capixabas o momento está propício para o consumo de produtos duráveis, que neste mês elevou 1,9 pontos, registrando 100,3 pontos em comparação com 98,4 pontos no mês anterior.Analisando as condições atuais e as perspectivas futuras da economia, as estimativas da Fecomércio ES é que o volume de vendas do varejo obtenha um crescimento ao redor de 4,5% em 2014. “Espera-se que, seguindo a tendência de anos anteriores, esse cenário, ainda que de forma contida, melhore no segundo semestre, que a economia retome seu fôlego e volte ao seu dinamismo”, enfatiza Sepulcri.

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