Cartão de crédito continua sendo o principal meio de endividamento do capixaba

O cartão de crédito continua sendo o grande vilão do consumidor capixaba. Só em setembro, entre os endividados, 66,8% estão com dividas no cartão, segundo pesquisa Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo). Em seguida estão o financiamento de carro (21,8%), o financiamento de casa (13,4%) e o crédito pessoal (10,3%).

A falta de planejamento diante dos novos hábitos de consumo, como os longos parcelamentos estão mantendo por mais tempo o consumidor na linha dos inadimplentes. O indicador que avalia há quanto tempo o pagamento da conta está atrasado, entre as pessoas que possuem algum tipo de dívida, 65,6% afirmaram estar com contas acima de 90 dias atrasadas. Em até 30 dias foram 26% e entre 30 e 90 dias 8,4%.

“Apesar do número considerável de famílias com renda comprometida, o percentual de famílias endividadas recuou 10,8% em setembro, devido a moderação no mercado de crédito e no volume de vendas do comércio, provocada pela menor confiança do consumidor em relação à renda e à inflação,” analisa o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter