Carnaval gera emprego temporário no Espírito Santo

Contratações devem acontecer até o final de fevereiro para atender à demanda

turística durante o período da folia

As contratações temporárias para o carnaval estão movimentando a economia capixaba. Este ano devem ser gerados cerca de 250 empregos temporários até o final de fevereiro em todo o Estado para atender à demanda turística do carnaval, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Os profissionais temporários deverão atuar nas áreas do turismo, comércio e serviço, em setores de atividades culturais, recreativas e de serviços de hospedagem e alimentação. Só no cenário nacional, a expectativa é de que sejam gerados mais de 10,1 mil empregos neste período, o equivalente a 29,6% do total esperado para todo o verão, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

“O aquecimento do nível de atividade em mão de obra, naturalmente se traduz em um aumento da demanda por empregados nessa época do ano, em que recebemos um número maior de turistas em todo o Estado”, diz o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Dentre as atividades características do turismo, os serviços de hospedagem (hotéis, pousadas e similares), alimentação fora do domicílio (bares, restaurantes, etc.) e atividades culturais e recreativas são as que se destacam. Atualmente, o turismo emprega 3,3 milhões de trabalhadores no Brasil.

De acordo com a CNC, a remuneração média dessas três atividades deverá registrar ganhos maiores que no Carnaval de 2013, sendo que a maior variação deverá ocorrer no segmento de serviços culturais e recreativos (+6,5%, ou R$ 1.498), seguido pelos aumentos esperados nos ramos de hospedagem (+3,1%, ou R$ 1.008) e pelos serviços de alimentação (+2,7%, ou R$ 929).