Capixabas preferem parcelar as compras

Cartão de crédito, carnê e cheque pré-datado são as alternativas preferidas dos consumidores

O parcelamento tem sido um dos principais meios de pagamento dos capixabas. Seja por cartão de crédito, carnê ou cheque pré-datado, a moda agora é dividir em parcelas as compras. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), em maio, 68,3% das famílias usaram o cartão de crédito para parcelar.

No ano passado, a utilização do cartão de crédito alcançou 16,6%. No comércio, por exemplo, as transações com cartão de crédito e débito já representam 58% do faturamento do setor. Para este ano, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estima que as empresas do segmento como um todo cresçam 16,9%.

“Além do parcelamento das compras, outros fatores positivos para utilizar o cartão de crédito são as vantagens, como por exemplo, mais segurança e a facilidade de crédito. Além disso, o maior poder aquisitivo das famílias também tem contribuído para as estimativas”, esclarece o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Outra escolha de compra também utilizada pelas famílias capixabas é o carnê. A pesquisa apontou que 11,6% dos capixabas fazem uso desse meio. Este número ainda é grande, em função de muita gente não ter conta bancária, e por isso, não tem acesso ao crédito oficial.

As famílias capixabas também utilizam o cheque pré-datado como alternativa para dividir suas compras. Em maio, 4,2% afirmaram ter feito o uso desse tipo de cheque para fazer parcelamentos, ante a 2,2% em abril. Embora tenha ocorrido o aumento, no país o talão caiu 34% em desuso nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Banco Central. “A utilização do cheque pré-datado causa incerteza para o comerciante, já que a venda só é concretizada quando o cheque é compensado”, explica Sepulcri.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter