Capixabas iniciam o ano mais dispostos ao consumo

A redução das taxas de juros e de desemprego estimularam a intenção de consumo das famílias em janeiro, segundo pesquisa da Fecomércio-ES. Na comparação anual, a intenção também permaneceu positiva.
Neste início de ano as famílias capixabas estão mais dispostas ao consumo em janeiro, em relação a dezembro do ano passado. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES) registrou crescimento de 1,1% em janeiro, totalizando 123 pontos ante 122,2 pontos em dezembro. Na comparação anual, o índice também se manteve em alta (2,7 pontos).
As famílias estão mais seguras quanto ao emprego atual, em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a 132,4 pontos em janeiro frente a 129,8 no mês passado. Já o índice que avalia a perspectiva profissional sofreu retração. Em dezembro chegou a 126,7 pontos, pois os entrevistados acreditavam em uma melhora profissional no final do ano, e neste mês caiu para 120,6 pontos.
Mesmo com a perspectiva profissional em queda, a satisfação com a renda atual se manteve elevada registrando crescimento de 2%, com 132,4 pontos em janeiro ante a 129,8 pontos em dezembro. Destaque para as famílias com até 10 salários mínimos (132,9 pontos) que sobressaiu às famílias com mais de 10 salários mínimos (128,8 pontos).
O números revelam uma tendência de crescimento do consumo para os próximos meses, como pondera o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri. “Alguns fatores como a redução das taxas de juros e de desemprego contribuíram para dar segurança às famílias. Mas, o consumo ainda encontra-se tímido e a tendência é que esse cenário melhore no decorrer do ano”, esclarece.
Indicadores
Os indicadores referentes à perspectiva de consumo, compra a prazo e momento para duráveis registraram crescimento.
Em janeiro, o índice de satisfação com compra a prazo marcou 137,9 pontos ante a 131,5 pontos em dezembro. Já o indicador de perspectiva de consumo cresceu 2,9%, registrando 126 pontos em janeiro frente a 122,4 pontos no mês passado. O mesmo aconteceu com a avaliação para o momento de compras para duráveis que cresceu 5,59% e marcou 123 pontos em janeiro ante 116,6 em dezembro.
Mesmo com o cenário apontando para uma melhora quanto ao consumo, o índice que mede a intenção de consumo atual recuou. Em janeiro o índice registrou retração de 0,5%, passando de 99,1 pontos em dezembro para 98,6 pontos em janeiro.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.