Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio reúne trade turístico para apresentar ações para 2014

Participação em feiras e eventos do setor e realização de estudos e pesquisas são algumas iniciativas propostas alavancar o setor

Realização de estudos e pesquisas, investimentos em qualificação e participação em feiras e eventos são algumas propostas da Câmara de Empresarial de Turismo (CET-ES) para impulsionar o segmento no Estado. O plano de ação para este ano foi apresentado para empresários e profissionais do trade em reunião realizada hoje (18), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

E uma de suas primeiras ações, será trazer o presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, para apresentar dados do turismo no Brasil e destacar a importância das Câmaras como fórum de discussão. A vinda de Sampaio está marcada para 04 de abril, às 8h30, no Pilão Enseada, em um café da manhã promovido pela CET-ES através da Fecomércio. A data também é a abertura da Expotur – 10º Salão de Turismo e 5º Salão do Artesanato do ES, em que a CET-ES estará com estande, junto ao Sesc e Senac.

O intuito é estabelecer um vínculo com os profissionais e avaliar como está o setor. “A proposta da Câmara é atuar como um fórum de debates sobre assuntos que estão atrelados ao turismo, que permeiam desde a elaboração de estratégicas até a realização de estudos que contribuam para o crescimento da cadeia, e estar presente na Expotur será o melhor momento para apresentar a CET como mediadora das discussões que envolvem o turismo”, destaca o coordenador da CET-ES, Paulo Renato Fonseca Júnior.

Autoridades como o secretário Estado de Turismo, Alexandre Passos; o diretor regional do Senac e presidente da ABIH, Dionísio Corteletti, e o vice-presidente da Associação de Agroturismo do Espírito Santo, Pedro Carnielli participaram da reunião.

Ações

A CET-ES propõe a criação de um calendário anual de atividades, além da participação por meio de representantes em conselhos municipais e estaduais, feiras e eventos do setor e reuniões com o trade.

Outro assunto de destaque na reunião é a realização de um estudo, que tem como objetivo realizar um mapeamento do turismo no município, que contemple banco de dados por município, diagnóstico econômico do turismo, arrecadação de impostos no setor, entre outros itens que vão contribuir para identificar como está o turismo no Estado e quais são os impactos na economia.

A pesquisa da CET-ES pode virar projeto piloto no cenário nacional pela CNC. “O intuito é criar um banco de números de todo o turismo no Estado, assim vamos identificar o peso do turismo no Espírito Santo. A pesquisa é uma iniciativa inédita, pois até o momento não há nada parecido com o que estamos propondo aqui”, revela o coordenador da CET-ES, Paulo Renato Fonseca Júnior.

Além do estudo, a Câmara vai promover palestras na região metropolitana e também no interior com temas atuais do turismo para serem discutidos com palestrantes de renome do setor do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter