Cadastro Positivo promete benefícios ao bom pagador

Para a Fecomércio-ES, essa medida terá sucesso se houver transparência e definição sobre a finalidade de utilização dos dados.

Sancionado pelo Governo Federal, em junho do ano passado, a lei que regulamenta o Cadastro Positivo aguarda a adesão espontânea dos consumidores e a estruturação de uma lei complementar para entrar em vigor. De acordo com o anunciado pelo governo, a medida pretende criar uma central de informações, com os nomes dos consumidores que saldam suas contas em dia. E, assim, proporcionar taxas de juro mais baixas, estimular a adimplência e agitar a economia interna.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri, é preciso conhecimento sobre a intenção e os benefícios do cadastro. “Ainda falta informação ao consumidor, que tem receio de ter a privacidade invadida e medo de ser discriminado se atrasar o pagamento de uma conta. Os benefícios precisam estar claros a população.”

“O Cadastro não será de grande efeito ao bolso do consumidor e não creio que essa seja a melhor maneira de reduzir as taxas de juros. Entretanto, essa medida terá sucesso se houver transparência e definição sobre a finalidade de utilização dos dados”, afirma Audenir Gomieri, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca e são Domingos do Norte.

Segundo a análise realizada pela Boa Vista Serviços metade dos brasileiros mostraram-se receosos a liberar a inserção de seus nomes no Cadastro Positivo. A pesquisa mostrou também que quanto mais alta a classe menor a oposição ao Cadastro. No entanto, as classes C, D e E tendem a ser as mais favorecidas pelo novo sistema, que irá considerar o histórico de bom pagador do consumidor e não apenas um descuido bancário.

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