Aumenta interesse de brasileiros por viagens

Por: Câmara Empresarial de Turismo e Assessoria Econômica da Fecomércio-ES

Pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem realizada em setembro/2016 em grandes cidades brasileiras, referente à perspectiva de intenção de brasileiros de viajar num horizonte de 6 meses, revela que 24,3% das famílias brasileiras têm a expectativa de consumir os serviços relacionados ao turismo. Em setembro de 2015 esse percentual atingiu 22,5% das famílias.

O percentual apurado sobre as intenções de viagem foi o maior desde janeiro de 2016 e, no ano, o índice vem apresentando tendência crescimento a partir de março. A pesquisa é realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os resultados mostram também que 80,3% dos interessados em viajar irão optar por destinos turísticos nacionais, resultado maior que o mesmo mês do ano anterior, quando registrou 77,6%. A pesquisa revela ainda que 48% dos que pretendem viajar desejam ir para a região nordeste como destino, outros 25,3% pretendem ir para a região Sul. Cerca de 19% desejam viajar para o Sudeste.

Comentários:

O cenário de aumento da intenção de compras de viagens pode estar relacionado com a recuperação da confiança do brasileiro na economia e com as perspectivas de definições no plano político. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) brasileiras de setembro, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou elevação de 4,1% na comparação com agosto de 2016, mostrando que a insatisfação dos consumidores vem perdendo força. Embora seja uma pesquisa sobre o consumo em geral, a ICF avalia aspectos que refletem as expectativas e a satisfação dos consumidores na economia. Já no Espírito Santo a ICF, divulgada pela Fecomércio-ES, vem registrando quedas cada vez menores no índice.

O volume de atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, mostra que os reflexos positivos dessa tímida recuperação da confiança ainda não surtiram efeitos no setor de turismo. Os últimos dados divulgados são de agosto de 2016 e mostram que o agregado que compõe o Índice de Atividades Turísticas (IATUR) registrou uma queda de 0,8% em relação a julho para o Brasil. Já no Espírito Santo, o IATUR registrou uma queda de 8,7% nessa mesma comparação, depois de apresentar crescimento nos meses de maio e junho e queda de 1,4% em julho. Os dados ainda apresentam muita volatilidade e os pequenos crescimentos mensais ainda não foram capazes de recuperar as perdas acumuladas para a atividade, que para o Estado é de 7% em 12 meses.

Mas vale destacar que na pesquisa de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem entre as cidades pesquisadas estão Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, consideradas as principais cidades emissoras de turistas para o Estado, além de serem consideradas prioritárias para o trabalho no Plano Estratégico de Turismo 2015-2018 do Espírito Santo.

Assim, as pesquisas apresentam uma oportunidade para a análise de investimentos na promoção dos destinos turísticos objetivando à atração de visitantes para a temporada de verão 2017, já que há expectativa de aumento do consumo de serviços relacionados ao turismo para os próximos meses. Além disso, serve como orientação para empresas posicionarem seus negócios com relação ao momento econômico atual.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter