Atividades turísticas do Espírito Santo fecharam primeiro trimestre de 2018 com alta de 14,3%


Índice de Atividades Turísticas – IATUR/PMS/IBGE – Fecomércio-ES
Março 2018. No Espírito Santo, o IATUR vinha apresentando resultados positivos nas duas comparações desde outubro de 2017 e registrou um recuo no mês de fevereiro de 2018 na comparação mensal. No entanto, em março de 2018 já retomou a tendência positiva, registrando alta de 4,6% em relação ao mês anterior e avanço de 21,0% em relação a março de 2017.
Resultados acumulados. Com esse resultado, o IATUR do Espírito Santo acumulou no primeiro trimestre do ano de 2018 um avanço de 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de doze meses a alta foi de 2,8%, ressaltando que essa foi a primeira variação positiva significativa do indicador depois de três anos de quedas.
Brasil. Em relação ao mês anterior, o IATUR do país variou positivamente 2,0% e quando comparado ao mesmo mês em 2017 obteve queda de 0,9%. O acumulado no ano registrou recuo de 1,9% e em 12 meses, também recuo de 5,2%.
Unidades da Federação. Oito das doze unidades da federação pesquisadas acompanharam o crescimento do índice brasileiro frente a fevereiro, com destaque São Paulo (+7,2%), Ceará (+5,4%) e Espírito Santo com alta de 4,6%, sendo a terceira maior alta nessa comparação. O Estado da Bahia apresentou a maior queda (-1,5%).
Já em relação a março de 2017, seis estados mostraram resultados positivos nesse comparativo e o Espírito Santo se destacou com a maior variação (+21,0%), seguido de Pernambuco (+9,0%) e Santa Catarina (+4,7%). A Bahia também ficou negativo nessa comparação, caindo 9,9%.
Comentários
As atividades turísticas do Espírito Santo têm apresentado resultados positivos de forma consistente desde outubro do ano de 2017. Apesar do recuo registrado em fevereiro de 2018, refletindo o final da alta temporada, pode-se observar que o setor entrou numa rota de crescimento, especialmente nos últimos seis meses. Os avanços tem sido significativos e deve-se levar em consideração a baixa base de comparação dos indicadores no período passado.
Na avaliação da Fecomércio-ES, mesmo ainda não recuperando todas as perdas do passado, é fato a importância desses indicadores positivos do setor, que fechou o primeiro trimestre do ano com crescimento de dois dígitos. Isso acaba refletindo na melhoria das perspectivas para os próximos meses, podendo se transformar em aumento de investimentos. A entidade acredita ainda que para uma recuperação mais forte o setor depende também de uma maior reação tanto dos demais setores da economia quanto do consumo das famílias.
Nota Técnica
O Índice de Atividades Turísticas (IATUR) permite o acompanhamento sistemático das atividades turísticas, atendendo à demanda por indicadores deste segmento, constituindo-se um grupo à parte do conjunto de atividades pesquisado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pelas Assessorias Econômica e da Câmara Empresarial de Turismo (CETES) da Fecomércio-ES.
Acesse a análise completa elaborada pelas Assessorias Econômica e da Câmara Empresarial de Turismo – CETES , da Fecomércio-ES
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.