Abril registra maior saldo positivo entre admissões e demissões dos últimos 18 meses no ES

Por: Assessoria Econômica Fecomércio-ES

O saldo entre admitidos e desligados no Espírito Santo foi positivo em abril, com a criação de 3.548 postos de trabalho formais. Desde setembro de 2014, quando criou 4.073 empregos, o Estado não apresentava um saldo positivo como este. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged-MTE).

Na passagem de março para abril o perfil da movimentação do emprego no Espírito Santo mostrou uma queda de 10,3% nas admissões e em contrapartida uma queda de 25,7% das demissões. Com resultado de abril o Estado acumulou no ano um saldo positivo com a criação de 1.714 postos de trabalho formais. Para efeito de comparativo, em 2016 o acumulado até abril mostrou um fechamento de cerca de 10 mil postos de trabalho.

Comércio e Serviços

O comércio registrou seu primeiro saldo positivo no ano com a criação de 120 postos de trabalho formais. Vale destacar, no entanto, que o comércio não apresentava um saldo positivo no mês desde abril de 2014.

Mesmo com o resultado positivo, o comércio do Espírito Santo acumula no ano o fechamento de 3.053 postos de trabalho formais, resultado de 23.931 admissões contra 26.984 demissões. Entretanto, no ano passado, no mesmo período o comércio já havia acumulado a perda de quase 5,5 mil postos de trabalho formais.

Já o setor de serviços voltou a apresentar saldo positivo com a criação de 561 empregos formais no mês, depois de ter registrado dois saldos positivos (janeiro e fevereiro) e um negativo em março. Com esse resultado, o setor acumula um saldo positivo de 994 empregos no ano.

Saldos Positivos

Todos os grandes setores da economia capixaba apresentaram saldos positivos no mês de abril, com destaque para a Indústria com a criação de 1.478 postos de trabalho formais e Agropecuária que criou 1.083 postos.

Brasil

O Brasil voltou a registrar saldo positivo na criação de postos de trabalho em abril, obtendo um saldo positivo de 59.586 postos de trabalho. O comércio brasileiro foi o setor que registrou maior retração em abril, com o fechamento de 113.139 postos, seguido pelo setor de construção civil (-22.538 postos). Os demais setores da economia brasileira apresentaram saldos positivos com destaque para o setor de serviços, com saldo positivo de 55.703 postos de trabalho formais.

Comentários

Depois de dois saldos negativos consecutivos (fevereiro e março), o Espírito Santo voltou a gerar empregos com carteira assinada: o saldo entre admissões e demissões em abril ficou positivo e mostrou o melhor resultado positivo dos últimos 18 meses.

A retração do ritmo de deterioração do mercado de trabalho no Estado se torna cada vez mais consistente: o saldo negativo entre admissões e demissões para o mês de abril foi o menor dos últimos três anos e o saldo negativo acumulado no ano é muito menor que no mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre deste ano, o Banco Central mostrou dados que indicam que o nível de atividade no país voltou a acelerar, embora os efeitos negativos da recessão ainda não tenham se esvaecido completamente. A prévia do PIB do BC mostrou uma alta de 1,1% nos três primeiros meses deste ano, contra o último trimestre do ano passado.

De maneira geral os setores da economia capixaba têm apresentado volatilidades entre os meses ainda alternando resultados positivos e negativos no ano, porém, o que se vê são indicadores melhores em comparação com o mesmo período do ano passado.

É esperado que a tendência positiva venha a se firmar ainda mais a partir do segundo semestre do ano. A recuperação do mercado de trabalho é imprescindível para a volta do consumo e dinamização da economia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter