1ª Mesa Redonda de Acessibilidade Universal

No dia 12 de maio de 2016 foi realizada uma mesa redonda com o tema – ACESSIBILIDADE UNIVERSAL, destinada aos alunos do curso Técnico em Design de Interiores no Modelo Pedagógico Senac – turmas 311/2015, que encontra-se na Unidade Curricular “Projetar design de interiores residenciais” e a turma 149/2016 como convidada, que teve sua aula inaugural nesta data.A atividade, organizada pelas docentes Alda Boechat e Bianca Corona teve como objetivo fomentar a discussão e mobilizar os alunos acerca do tema. Além disso, promover aos alunos acesso a outras referências – sexto passo metodológico para o desenvolvimento de competências.A mesa redonda faz parte da situação de aprendizagem 6: os alunos elaboram um projeto para um cliente fictício que possui alguma dificuldade de mobilidade. Após a discussão e reflexão sobre os pontos abordados pelos convidados o projeto é revisto, concluindo o ciclo ação-reflexão-ação.O debate contou com a participação de três convidados com mobilidade reduzida, sendo eles:• Waldir Alvarenga, cadeirante há 17 anos. Tornou-se paraplégico após um acidente automobilístico. Hoje é paratleta e disputa campeonatos estaduais, nacionais e internacionais de natação.• Matheus Coutinho, possui dificuldade de locomoção devido a uma deficiência nas pernas causada quando ainda bebê, após uma queda no “andador”. Atualmente é aluno do curso Técnico em Design de Interiores no Senac/ES e Arquitetura em uma faculdade particular de Vitória.• Antônio Carlos Santanna, deficiente visual devido a um Glaucoma. Funcionário público e Massagista formado pelo Senac/ES.Os convidados relataram as dificuldades encontradas no dia a dia devido a sua limitação, as adequações necessárias em suas residências e sugeriram uma série de alternativas para que maior consciência na elaboração dos projetos, considerando mobiliário (tipos, disposição), acessórios e revestimentos.Além dos relatos dos convidados, solicitamos a um dos alunos que colocasse o simulador de velhice (parceria com UMEP – É utilizado no curso de Cuidador de Idosos), e relatasse também as dificuldades que foram encontradas.O debate promoveu uma rica discussão, levando os participantes a refletir sobre o que é relevante na elaboração de projetos e culminou em atividades muito mais completas.Fonte: Senac Espírito SantoPor: Amanda de Almeida – Analista de Educação ProfissionalFoto: Divulgação Senac Espírito Santo
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