Sistema comércio estuda a implantação de análise de crédito próprio

Em uma parceria da CNC com a Boa Vista Serviços, Fecomércio-ES pretende implantar gestão de crédito nos sindicatos.

Os sindicatos filiados a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES) poderão ser comercializadores dos serviços da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), oferecendo produtos para análise e informação de crédito, desenvolvidos para atender a empresas de todos os portes e a um custo acessível.

Para isso, o assessor Técnico de Programas Externos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Miguel Nicoletti, e Vanderlei Teixeira, da Boa Vista Serviços apresentarão as vantagens e os critérios na reunião do conselho da Fecomércio-ES, no dia 14 de junho.

A parceria vai disponibilizar produtos exclusivos para proporcionar os sindicatos filiados à Fecomércio-ES, melhores condições para analisar e conceder crédito, com confiabilidade, tecnologia, rapidez e custo acessível.

“Estamos cientes de que, dentre os inúmeros problemas enfrentados pelo comércio em seu dia a dia, a inadimplência consta como uma das maiores barreiras para um desenvolvimento salutar dos negócios. Justamente por essa razão estamos estudando a implantação pela CNC da Boa Vista, referência absoluta em análise e informação de crédito no comércio brasileiro”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – ES, José Lino Sepulcri.

A empresa

A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), assumiu as operações da Equifax do Brasil, formando a maior e mais completa base de dados do País, tanto sobre transações comerciais de consumidores quanto de empresas. A consulta a bancos de dados são feitas pela internet, em tempo real, por meio de recursos tecnológicos de ponta.

Como vai funcionar

Nicoletti explicou que assim como a Fecomércio, os sindicatos poderão comercializar as soluções de crédito. “A ideia principal é contemplar toda a capilaridade do Sistema CNC, em especial os micro e pequenos empresários, disponibilizando em nível nacional um serviço completo, atualizado, eficaz, seguro, eficiente e confiável a um baixo custo de comercialização”, destaca.

Por meio dessa parceria, os sindicatos filiados à Fecomércio vão poder propor ao seu associado à disponibilização de consulta a um banco de dados com informações sobre o comportamento comercial de pessoas físicas e jurídicas, 24 horas por dia, e uma avaliação sobre o real potencial de crédito de seus clientes.