Fecomércio-ES participa da abertura da agenda 2025 das Câmaras do Comércio e Serviços

A Fecomércio-ES, representada por Leonardo Bortolini, diretor da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), marcou presença na abertura da agenda 2025 das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços, realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu na última quinta-feira (28) e reuniu lideranças empresariais e sindicais de todo o país, com o objetivo de alinhar diretrizes, definir prioridades e fortalecer a atuação institucional do Sistema Comércio.
Durante a reunião da Câmara Brasileira do Comércio e Serviços, Leonardo Bortolini acompanhou e contribuiu ativamente em uma agenda que tratou de sete tópicos estratégicos, incluindo: impactos das tarifas dos EUA sobre serviços, com destaque para a avaliação do economista João Vitor, que apontou efeitos mais relevantes nas exportações de bens do que nos serviços; riscos psicossociais da NR1, com ênfase no impacto do burnout e na necessidade de políticas de saúde mental no ambiente corporativo; exigência de definição de regime tributário já na abertura de novos negócios, levantando preocupações quanto aos impactos para aqueles que atuam com licitações.
Bortolini também trouxe reflexões sobre os impactos práticos das novas normas para o setor de comércio e serviços, especialmente no contexto de mudanças regulatórias e trabalhistas. “A exigência de definir o regime tributário logo na abertura da empresa pode criar entraves, principalmente para quem atua com licitações. É uma medida que precisa ser debatida com cautela para não engessar a competitividade”, afirmou.
Texto por: Mara Lima










