CNC lança Indicadores do Comércio dia 18 de janeiro
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizará na próxima segunda-feira, 18 de janeiro, na sede da entidade, às 14 horas, a entrevista coletiva de lançamento das Pesquisas Nacionais CNC de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A apresentação dos primeiros resultados dos novos indicadores, criados com o objetivo de antecipar o potencial das vendas do comércio, será feita pelo economista-chefe da CNC e ex-diretor do Banco Central Carlos Thadeu de Freitas Gomes.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, é um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, tornando-o uma ferramenta poderosa para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.
Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) orientará os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permitirá o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.
Para complementar, de acordo com a Assessora Econômica da Fecomércio ES, que esteve na CNC no Rio de Janeiro para a apresentação da pesquisa para as Federações no dia 14 de janeiro, serão formulados indicadores para os Estados que ficarão à disposição das Federações para análise e divulgação.