Capixabas estão cada vez mais propensos a consumir
Intenção
de consumo de famílias capixabas tem alta considerável em relação a 2018
O
Índice de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória apresentou a segunda alta
consecutiva em março de 4,5%, na comparação com o mês anterior. Em relação ao
mesmo mês de 2018, o crescimento foi ainda mais significativo, 13,2%. Além
disso, todos os sete componentes do índice apresentaram alta na comparação de
março com fevereiro. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC) e tem a análise regional da Assessoria Econômica da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo
(Fecomércio-ES).
Apesar
do crescimento, o índice permanece no patamar de insatisfação, porém revela a
mudança da trajetória de recuo que significa que as famílias estão mais
propensas a consumir que antes, mas ainda não estão satisfeitas com o patamar
de consumo que se encontra. O Nível de Consumo Atual, no qual as famílias
avaliam se estão comprando mais ou menos quando comparado ao ano anterior,
obteve alta de 5,7% em março frente a fevereiro e em relação ao mesmo mês de
2018 cresceu 58,6%.
De
acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o ano de 2019
começou com empresários mais otimistas, no entanto, a demora na aprovação das
reformas e do ambiente mais apropriado para investimentos ainda tem os deixados
cautelosos. “As expectativas continuam boas para os próximos meses, porém
espera-se que essas questões sejam resolvidas. Nesse contexto, o mercado de
trabalho formal, que já deu sinais de recuperação, também aguarda um cenário
mais favorável para alavancar as contratações”, avalia.
Com a
alta em todos os sete componentes em relação a fevereiro, se destacou o
Perspectivas Profissionais que subiu 20,1%, obtendo 18,0 pontos. O indicador de
satisfação da Renda Atual cresceu 2,6% contra o mês anterior e cresceu 18,7% em
relação a março de 2018.
As
famílias com ganhos de até 10 salários mínimos são as que possuem o mais baixo
valor do índice, mas a intenção de consumir tem crescido gradativamente. Após
fazerem ajustes no patamar de consumo, a pesquisa mostra que essas famílias
ainda encontram dificuldades para dedicar uma parte maior do orçamento ao
consumo.
Brasil
A ICF
apurada para o Brasil apresentou queda de 0,4% em março de 2019 na comparação
com fevereiro, após quatro altas sucessivas, marcando 98,1 pontos. Na
comparação março de 2018 a ICF avançou 11,4%.
Nota Técnica
Os
dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em
âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as
análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os
consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua
família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de
vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias
residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é
realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.