Turismo cresce e gera emprego no país e no Estado

Dados da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), colhidos a partir de um levantamento com as 80 maiores empresas de turismo no Brasil, revelam que o setor vive um momento positivo, com expectativas de lucros, contratação de mão de obra e novos investimentos.

A previsão para este ano é de que haja crescimento de 16,5% no faturamento do setor e o surgimento de mais 8,6% oportunidades de emprego. Em 2010, somente as 80 maiores empresas foram responsáveis por gerar cerca de 96 mil postos de trabalho em todo o país, respondendo por um faturamento de aproximadamente R$42,8 bilhões. Segundo o presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESCVB), Maely Coelho, os negócios seguem uma trajetória de ascensão. “O crescimento econômico aliado aos investimentos estrangeiros no Brasil, à realização de eventos e ao surgimento de novos aparatos tecnológicos aquecem os serviços ofertados pelas empresas de transporte, agências de viagem e meios de hospedagem, ampliando a oferta turística e gerando novas oportunidades em todo território brasileiro”, diz.No Espírito Santo, até o momento, o calendário do Convention contabiliza uma movimentação de cerca de R$17 milhões na economia, com a realização de 25 eventos técnico-científicos previstos. Esses eventos, além de atrair mais de 12 mil turistas de diversas partes do país, vão gerar oportunidades de emprego a centenas de capixabas.

Segundo o diretor administrativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), Nerleo Caus,o Espírito Santo precisa se estruturar para capitalizar bons resultados, tendo em vista, que também sediará os treinamentos da Copa do Mundo de 2016. Ele acrescenta que o fato do Estado está próximo geograficamente das cidades sedes da Copa, e os pontos turísticos presentes contribuirão para o crescimento do turismo e da economia capixaba.

Caus afirma que o Espírito Santo, já demonstrou pujança e superação econômica em variados setores, chegando ao quinto lugar no ranking nacional de crescimento econômico. “O que o Estado precisa é despertar estrategicamente, como preconizam os bons mandamentos de boa gestão, e fazer um gol de placa abraçando essa grande oportunidade com ações tecnificadas”, declarou.

Ele acrescenta que está trabalhando para ter condições de atender a demanda de visitantes no Estado. “Nós, empresários da hotelaria capixaba, conhecedores das nossas potencialidades e da competência do trabalhador local, estamos fazendo o nosso dever de casa, investindo em treinamento, capacitação, segurança, estimulando novos processos e retrofits nas unidades instaladas e demais itens essenciais ao bem receber”, completou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter