Sistema Fecomércio-ES participa do Conecta e Sicomércio 2023
A semana foi de troca de experiências e aprendizado para representantes do Sistema Fecomércio-ES, que participaram do Conecta e do Sicomércio, realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. Mais de 1.000 participantes das 34 federações ligadas à instituição, com participação do Sesc e Senac, estiveram nos dois eventos, com o objetivo de debater os principais temas relacionados à atuação das entidades.
Na segunda (10) e terça-feira (11), foi realizado o Conecta. Na abertura, o presidente da Confederação, José Roberto Tadros, falou aos cerca de 650 participantes, ressaltando a importância de o Sistema Comércio estar integrado e unido para o fortalecimento do setor terciário. “Não temos alternativa a não ser nos preparar para sermos protagonistas no atual cenário de rápidas mudanças”, afirmou.
A comitiva capixaba do Conecta foi composta pelo presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro; o 1º vice-presidente Luiz Coutinho; o diretor de Patrimônio César Bressan; o diretor executivo Cézar Wagner Pinto; a gerente Administrativa Financeira Fabiana Fabris; a gerente de Comunicação e Relações Institucionais Juliane Zaché; o gerente Jurídico Nilton Basílio e o secretário executivo da CET-ES, José Antonio Bof Buffon.Representaram o Senac o diretor regional Richardson Schmittel, o diretor Administrativo Financeiro George Zimmer e a diretora de Educação Profissional Dianimer Azevedo Dutra.Pelo Sesc participaram o diretor regional Bruno Negris e a assessora de Comunicação e Marketing Lucia Garcia. O diretor da CNC José Lino Sepulcri também participou do evento.
Sicomércio 2023
Entre quarta-feira (12) e a sexta-feira (14) os dirigentes dos sindicatos associados à Fecomércio-ES participaram do Sicomércio, que abordou as melhores práticas sindicais e institucionais.Na programação, palestras do ministro do STF Luís Roberto Barroso, sobre o fortalecimento da negociação coletiva; do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que falou sobre economia e comércio no Brasil; e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Estiveram presentes o 1º vice-presidente da Fecomércio-ES, Luiz Coutinho; o diretor regional do Sesc-ES, Bruno Negris; o 1º secretário da Fecomércio-ES, Waldês Calvi; o presidente da Câmara Empresarial de Turismo (CET), Rodrigo Vervloet; Rafael Ottaiano, do Sindicato de Transporte e Revenda de Combustíveis; o gerente jurídico da Fecomércio-ES, Nilton Basílio; e José Antônio Pupim, membro da diretoria da Fecomércio-ES.
Também participaram a presidente e a vice-presidente do Sindicato dos Lojistas de Vila Velha, Glenda Amaral e Ana Cláudia Grobério, respectivamente; o presidente do Sinvepes, Aurélio Cardoso; o presidente do Sindmat, Lesio Contarini Jr; João Alberto do Carmo, da Acomac-ES; o presidente do Sindiprom, Alfonso Silva; a gerente geral do Sincades, Ivete Paganini; e Minelli Ferraro, do Núcleo Técnico do Sindiex.
O vice-presidente da República defendeu a importância de garantir a competitividade do comércio. “Temos de desburocratizar, melhorar logística para conectar mais, simplificar o sistema tributário, e termos um governo que interaja. Que veja o problema da população e a ajude”, disse Alckmin, acrescentando ainda as medidas governamentais quanto ao comércio eletrônico. “Temos de trabalhar contra o comércio eletrônico desleal”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso falou, na quarta-feira (12), sobre a importância da reforma tributária para simplificar o sistema e acabar com questionamentos judiciais.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, salientou o papel do comércio e dos serviços na geração de empregos e a valorização do processo de negociação coletiva como uma premissa para que o país avance em um ambiente que favoreça a criação de empregos.