Sancionada a lei que permite a doação do Saldanha da Gama para o Sesc Espírito Santo
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, sancionou a lei que permite a doação do Clube de Regatas Saldanha da Gama, ao Serviço Social do Comércio (Sesc), parte integrante do Sistema Fecomércio ES, na terça-feira (4/12), com o intuito de se instaurar o Museu da Colonização e Imigração do Espírito Santo. A solenidade realizada no Forte São João, em Vitória, contou com a presença de representantes do legislativo, das instituições capixabas e diretores dos Sindicatos filiados à Federação do Comércio. Em ocasião anterior o Projeto de Lei 162/2018, que autoriza a desafetação e doação com encargo da edificação pública da antiga sede do Saldanha da Gama foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Vitória. Posteriormente a lei será publicada e dará continuidade a outros trâmites para que ocorra a liberação de instalar o Museu na capital capixaba.
No oportuno momento, o diretor da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, ressaltou a importância para o turismo da revitalização do Saldanha da Gama ao se tornar um Museu que conta a história do Estado. Em seguida, o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, o vereador Vinícius Simões, enfatizou que a Câmara cumpriu seu papel de dar continuidade a essa doação que muito contribuirá para a cultura capixaba. Com a palavra, o diretor regional do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça, disse sobre a importância do prédio histórico. “O Saldanha da Gama tem o mesmo valor para Vitória, como o Convento da Penha tem para Vila Velha, esperamos poder concretizar a ideia de implantar o Museu da Colonização e Imigração para ser uma escola da história do Espírito Santo, uma obra cultural para orgulho do capixaba”, revela Gutman Uchôa, que no Centro de Vitória, teve a oportunidade de restaurar anteriormente o Sesc Glória.
O presidente do Sistema Fecomércio, José Lino Sepulcri, agradeceu o empenho da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Vitória na assinatura da lei que autoriza doação da antiga sede do Saldanha da Gama para o Sistema Fecomércio. “Este dia é histórico para Vitória, o Sistema Fecomércio espera que possa oferecer ao Espírito Santo uma referência, para que este espaço cultural que tanto orgulha os capixabas volte a ser um dos cartões postais da capital”, diz Sepulcri. A solenidade também contou com as palavras de Lenise Loureiro, que tanto se empenhou para que esta seja consolidada a implantação do Museu da Colonização e da Imigração do Espírito Santo e ressaltou que a ideia é de o Museu ser parte do roteiro cultural do Centro Histórico de Vitória, que impulsionará o turismo no Estado.
Para fechar a solenidade, antes da assinatura de doação do Saldanha, o prefeito Luciano Rezende parabenizou ao Sesc e a Fecomércio pelo o que tem contribuído por Vitória. “A ação em contribuir culturalmente por Vitória iniciou pela restauração do Sesc Glória, o Sistema Fecomércio vai deixar para o Centro de Vitória um legado sem igual”, destaca Luciano Rezende, que também no início de seu discurso registrou a importância do papel da Câmara de Vereadores de Vitória em ter aprovado por unanimidade o projeto de lei. “O Centro precisa ser revitalizado, e este é um dos pontos, assim sanciono o projeto de lei apresentado na CVV, acreditamos que o Sesc poderá fazer o melhor ao Saldanha da Gama. E, em nome da cidade de Vitória, agradecemos”, finaliza o prefeito de Vitória.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.