Pesquisa vai mapear o turismo do Espírito Santo
Estudo da Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES) vai contemplar desde mapeamento dos municípios até a arrecadação do turismo no Estado
A Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo doEspírito Santo (Fecomércio-ES) e autoridades do setor e do comércio local e do interior estão se organizando para promover ações que contribuam para o desenvolvimento do turismo no Estado. Entre as ações propostas pela Câmara está a criação de uma pesquisa sobre o turismo no Espírito Santo.
O estudo tem como objetivo realizar um mapeamento do turismo no município, que contemple banco de dados por município, diagnóstico econômico do turismo, arrecadação de impostos no setor, entre outros itens que vão contribuir para identificar como está o turismo no Estado.
“O intuito é criar um banco de números de todo o turismo no Estado, assim vamos identificar o peso do turismo no Espírito Santo. A pesquisa é uma iniciativa inédita, pois até o momento não há nada parecido com o que estamos propondo aqui”, revela o coordenador da CET-ES, Paulo Renato Fonseca Júnior.
Com a listagem completa dos itens a serem identificados com a pesquisa, o projeto passa para uma outra etapa que é definição do instituto que será o responsável para desenvolver o estudo, que deve ser iniciado no ano que vem.
Além do estudo, a Câmara vai promover em 2014, palestras na região metropolitana e também no interior com temas atuais do turismo para serem discutidos com palestrantes de renome do setor do país, uma ação que será desenvolvida em parceria com a Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A realização da pesquisa foi apresentada na reunião de Conselho da Fecomércio-ES, no último dia 06, no Hotel Senac Ilha do Boi. Na ocasião, autoridades como o diretor regional do Senac e presidente da ABIH, Dionísio Corteletti; o diretor da Abav-ES, Edson Ruy, o presidente do Convention Bureau, Alfonso Silva; o presidente do Montanhas Capixabas Convention e diretor do Parque do China, Valdeir Nunes dos Santos; e o vice-presidente da Associação de Agroturismo do Espírito Santo, Pedro Carnielli, participaram da reunião.
Demandas do turismo
Assuntos de qualificação, infraestrutura e planejamento foram abordados na reunião. A proposta é que a Câmara seja a mediadora das discussões que envolvem o turismo no próximo ano, em que serão realizados eventos diversos no cenário nacional, como a copa do mundo, e local, com a comemoração de 60 anos da Fecomércio-ES.
A ação conjunta entre turismo e comércio foi outro ponto abordado como importante. A proposta é que ambos se ajudem e contribuam para o crescimento da economia, beneficiando os dois setores. “A ideia é criar uma motivação no turismo e em todos os municípios do Estado. Assim, vamos atuar na busca da aproximação entre comércio, turismo e instituições públicas que vai contribuir para que tenhamos sucesso em nossas ações”, pondera o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.
A parceria entre comércio e turismo é essencial como pondera o Secretário de Estado de Turismo, Alexandre Passos. “É importante à interlocução entre comércio local e entidades municipais e governo do Estado, pois os eventos fortalecem o comércio, e isso ajuda a desenvolver a economia”, diz.
A criação de ações conjuntas estratégicas entre a entidade e a prefeitura municipal também foi apontada na reunião. Uma dessas iniciativas é fazer a manutenção de vias públicas em períodos de pouca movimentação do comércio, como destaca o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Guarapari, Carlos Hoffmann. “A integração da Câmara, com os sindicatos de cada município, em especial os balneários turísticos, como é o caso de Guarapari, ajuda a cidade a se preparar para receber os turistas”, diz.
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