Pela terceira vez consecutiva admissões superam demissões no Espírito Santo

Setores de Comércio e Serviços puxaram a alta na geração de empregos no Estado

DESTAQUES

O mês de setembro de 2020 obteve um saldo entre admissões e demissões positivo em 6.982 postos de trabalho com carteira assinada no Estado;

Foi o melhor resultado para um mês de setembro da série histórica capixaba, iniciada em 2004;

As atividades que mais contribuíram para o resultado positivo no mês foram a Serviços (+1.950) e a Comércio (+1.937);

O resultado diminuiu a perda acumulada no ano para 11.432 empregos formais de janeiro a setembro no Estado.

ANÁLISE COMPLETA

No mês de setembro, o mercado de trabalho formal do Espírito Santo somou três meses de saldos positivos entre admissões e demissões, gerando mais 6.982 empregos com carteira assinada. Historicamente, o mês de setembro gera em torno de três a quatro mil postos de trabalho formais, porém o resultado em 2020 é o melhor registrado para meses de setembro de toda a série histórica, iniciada em 2004.

O saldo positivo foi resultado da movimentação de 27.126 admissões contra 20.144 demissões. Em comparação a agosto, as contratações avançaram 8% e as demissões foram 6,6% maiores. Os setores de Serviços (+1.950) e Comércio (+1.937) foram os que puxaram a geração de empregos no mês de setembro. O resultado diminuiu a perda acumulada no ano para 11.432 empregos formais de janeiro a setembro no Estado. O Brasil avançou em 313.564 postos de trabalho formais, diminuindo a perda acumulada no ano para cerca de 560 mil.

A Fecomércio-ES avalia que os resultados apontam para a recuperação do mercado de trabalho formal. Os setores de Comércio e Serviços foram bastante atingidos pelas medidas restritivas impostas pela Pandemia e agora estão aos poucos repondo os seus quadros de funcionários, especialmente pela proximidade do final do ano. Mesmo sabendo que ainda não foram suficientes para recuperar todas as perdas, os números mostram que o mercado de trabalho formal segue reagindo e, com as expectativas otimistas para o final do ano, as contratações devem continuar superando as demissões nos próximos meses.

Resultados Espírito Santo

Setembro 2020. O mês de setembro registrou saldo positivo entre admissões e demissões, sendo responsável pela criação de 6.982 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, movimento de 27.126 admissões contra 20.144 demissões. Em comparação a agosto as admissões avançaram 8% e as demissões foram apenas 6,6% maiores. Com esse resultado, o acumulado no ano de janeiro a setembro de 2020 passou a ser negativo em 11.432 postos de trabalho formais.

Comércio e Serviços. Os setores de Comércio e Serviços foram os que puxaram a geração de empregos no mês de setembro. O saldo entre admissões e demissões do Comércio ficou positivo em 1.937 vagas e os Serviços em 1.950 empregos com carteira assinada.

Demais setores. Os setores de Indústria (+1.742) e Construção (+1.553) também tiveram grande participação na abertura de empregos formais no Estado em setembro.

Municípios do Espírito Santo

Resultados por município. Os resultados por município mostram que os municípios de Serra (+2.258) e de Vitória (+986) foram os que mais contribuíram com a criação de postos de trabalho formais em setembro, em termos absolutos. Mais detalhes podem ser vistos no quadro a seguir. Dos 78 municípios capixabas, 60 geraram empregos no mês. Mesmo com os últimos resultados positivos verificados, o acumulado de janeiro a setembro de 2020 ainda está negativo no Estado e os cinco municípios que acumulam os maiores saldos negativos são: Vitória (-4.322), Vila Velha (-3.000), Cariacica (-2.372), Guarapari (-1.986) e São Mateus (-1.270).

O “Estoque em janeiro” se refere à quantidade de postos de trabalho formais em cada município em janeiro de 2020.

Brasil

O Brasil avançou em 313.564 empregos formais no mês de setembro de 2020. Os setores da Indústria (+110.868) e de Serviços (+80.481) foram os que mais influenciaram o resultado positivo de setembro. De janeiro a setembro o país ainda acumulou um saldo negativo entre admissões e demissões em 558.597.

Nota Técnica

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter