Páscoa deve movimentar R$ 61 milhões no comércio capixaba
Abrindo o calendário de datas comemorativas mais importantes do ano para o comércio, a Páscoa deve movimentar R$ 61 milhões em vendas no Espírito Santo em 2023. O levantamento foi divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e traz uma expectativa de crescimento real de 6,8% no faturamento em relação a 2022. No país, a alta estimada é de 2,8%.
A Páscoa é considerada a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio capixaba, tendo como produtos mais procurados os ovos e chocolates, além da decoração, pescados, vinhos e azeites. Os serviços de alimentação que oferecem a tradicional torta capixaba e outras refeições com frutos do mar também são positivamente impactados na data.
Na análise da Federação, mesmo com um orçamento mais enxuto, a intenção de compra tem mostrado maior disposição ao consumo. Especialmente em datas especiais, as famílias não deixam de consumir produtos relacionados ao momento. Mas, em vista da inflação mais elevada, os consumidores deverão pesquisar mais para tentar encontrar produtos de valores mais acessíveis. Os chocolates, por exemplo, estão 14% mais caros do que na Páscoa de 2022, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O presidente Idalberto Moro destaca que, além da venda de produtos, uma parcela do movimento econômico estadual deverá crescer impulsionada também pelo turismo de lazer, devido ao feriado prolongado, sendo uma oportunidade para os empresários potencializarem seus negócios relacionados a essa atividade.
Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil