Janeiro registra saldo positivo de criação de empregos no ES

O Espírito Santo iniciou o ano com um saldo positivo na criação de empregos formais. O saldo entre admitidos e desligados para o Estado no mês de janeiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged-MTE), foi de 726 postos de trabalho. O resultado foi fruto de um aumento de 32% das admissões e queda de 7,5% nas demissões na comparação janeiro de 2017 com dezembro 2016.

Desde o ano de 2012 o Espírito Santo não apresentava saldo positivo em um mês de janeiro. A partir daí, nos anos seguintes, apresentou saldos negativos significativos. Em janeiro de 2016, por exemplo, o saldo entre admitidos e demitidos no Estado foi negativo em 2.933 postos de trabalho formais.

Depois do fechamento do ano de 2016 com o acumulado mostrando a extinção de 37.966 postos de trabalho formais (resultados com ajustes), no total dos setores, o número de janeiro é uma boa notícia.

Comércio e Serviços

Todos os grandes setores da economia capixaba apresentaram saldos positivos exceto o Comércio que, no mês de janeiro de 2017, fechou 1.259 postos de trabalho formais. O setor apresentou saldos positivos por quatro meses consecutivos nos últimos meses de 2016. Deve-se observar ainda que o saldo negativo de janeiro de 2017 é o menor para o mês de janeiro desde 2012. Já o setor de serviços criou 422 postos de trabalho formais em janeiro, primeiro saldo positivo do setor para o mês de janeiro desde 2013.

Brasil

Para o Brasil, o saldo negativo em janeiro foi de 40.864 postos de trabalho formais.

Comentários

Na análise mensal, o comércio capixaba registrou fechamento de postos de trabalho, resultado já esperado devido ao efeito sazonal do início do ano, período no qual parte dos contratos temporários realizados para atender as vendas de final de ano são encerrados. Entretanto, deve-se observar que o saldo negativo final foi o menor registrado para o mês de janeiro desde 2012.

Pontua-se ainda que nos últimos quatro meses de 2016 (setembro a dezembro), período em que ocorre as contratações para o final de ano (temporárias ou não), foram criados mais postos de trabalho formais no comércio (2.065) que nos mesmos quatro meses de 2015, quando foram criados 1.021. Esses movimentos mostram uma maior consolidação de postos de trabalho no comércio.

Além disso, os demais setores da economia capixaba também começaram o ano com saldos positivos, o que derivou um saldo total positivo para o Espírito Santo no primeiro mês do ano, se traduzindo em um importante passo rumo à recuperação do mercado de trabalho.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter