Intenção de consumo das famílias de Vitória sobe em agosto
Porém, o indicador mostra que elas gostariam de estar consumindo mais
Em crescimento desde janeiro de 2019, a intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou mais uma alta em agosto, atingindo 59,4 pontos em agosto, uma variação positiva de 6,5% em relação ao mês de julho e 13,1% em relação ao ano passado. Os resultados são da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com análise dos dados do Espírito Santo realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Mesmo com o crescimento, o indicador no nível de mostra que as famílias estão mais dispostas a consumir que antes, porém gostariam de poder consumir mais. A pesquisa conta com outros sete componentes, em comparação com o ano passado, todos apresentaram avanços, com destaque para Perspectiva Profissional, com a maior alta, 91,6%.
Na avaliação do presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a recuperação dos empregos, mesmo que lenta, e a relativa estabilidade de preços tem ajudado a melhorar a percepção das famílias em relação ao seu consumo. “Com o consumidor cada vez mais confiante em relação ao seu poder de compra, a expectativa é que os indicadores ganhem mais ritmo no segundo semestre do ano”, conclui. Ele destaque outro fator que deverá contribuir para esse movimento, que é a liberação de parcela do FGTS.
O Nível de Consumo Atual, na qual as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado, obteve alta de 11,7% em agosto frente a julho e em relação a agosto de 2018 cresceu 22,4%. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 5,8% na comparação mensal e de 17,0% em relação ao mesmo mês do ano passado. O índice varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.
Compras
Ao falar de renda e crédito, o indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 4,4% contra o mês anterior e 2,4% em relação ao mesmo mês em 2018. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 7,1% frente a julho e 13,5% em relação a agosto de 2018. A Compra de Duráveis teve alta de 6,0% frente ao mês anterior e 2,8% em relação ao ano passado.
Brasil
A ICF apurada para o Brasil obteve alta de 1,8% em agosto de 2019 em relação a julho, marcando 91,4 pontos. Na comparação agosto de 2018 avançou 6,8%.
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
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